Censo de Diversidade auxilia as companhias a criar frentes e medidas para melhorar a pluralidade
Saber o nível de diversidade é fundamental para as empresas implementarem ações efetivas de inclusão. Segundo a Pesquisa AB Diversidade, 42% das empresas consultadas monitoram todos os eixos da diversidade e 39% somente alguns aspectos. Participaram do levantamento 63 companhias e 5,8 mil funcionários.
Para este monitoramento foi criado o Censo da Diversidade. Na Lear Corporation, por exemplo, por meio dessa iniciativa foi possível estabelecer ações para criar frentes e aumentar a diversidade na companhia.
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Segundo Luciene Lopes Sanfilippo, vice-presidente de Recursos Humanos da Lear, em 2018, os dados do censo mostraram que era necessário aumentar a participação de mulheres na companhia.
No ano seguinte, a empresa ampliou as iniciativas para cinco frentes dentre elas para refugiados, negros e PCDs.
“São dois anos contínuos de ações em diversidade. No primeiro ano tivemos 83% de adesão dos funcionários e com isso estabelecemos medidas para melhorar a diversidade dentro da empresa. Tivemos programa de estágio para negros, PCDs e agora refugiados”, afirmou a executiva.
Marcadores de diversidade ditam ações
Na Lear, são 9 mil pessoas no quadro de funcionários, sendo que, atualmente, 48% da folha é de pretos e pardos. Esse percentual em 2021, segundo a executiva, era de 46%.
Antonio Almeida, diretor de vendas e líder de diversidade da Cummins, disse que antes do censo a companhia não tinha os marcadores de diversidade e era mais difícil ter assertividade nas ações para o tema.
“Hoje, analisamos os perfis dentro desses marcadores. Olhamos, por exemplo, onde precisamos mover mais a agulha para fazer um plano de sucessão. Quais as pessoas estão dentro desses marcadores que podem fazer parte do processo de sucessão de lideranças. As pessoas precisam acreditar que as ações implementadas irão mudar a cultura da empresa”, afirmou Almeida.