Maior oferta de crédito puxa alta de emplacamentos, diz Anfavea

Resultado mensal indicou crescimento de 17,6% no volume de unidades

Vitor Matsubara

Vitor Matsubara

Resultado mensal indicou crescimento de 17,6% no volume de unidades

Imagem de Destaque

O presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite, afirmou que a maior oferta de crédito foi determinante para o aumento no volume de emplacamentos em abril.

“Tivemos um aumento de 35,7% na oferta de crédito comparado com o ano anterior. Além disso, a taxa de juros tem se dado em torno de 25%, sendo a menor desde outubro de 2021. Ainda é (uma taxa) alta, mas, de uma forma geral, sinaliza uma maior oferta de crédito e, consequentemente, para um mercado mais aquecido”, analisou.

De acordo com a Anfavea, 220,8 mil unidades foram emplacadas no quarto mês do ano. Isso representa uma alta de 17,6% no número mensal de emplacamentos em relação a março.


VEJA MAIS:

– Produção de veículos sobe 6% em abril

– Produção de caminhões acelera e cresce mais 60%


Comparando com o mesmo índice registrado em abril de 2023, o índice foi 37,4 % superior. A média diária no quarto mês do ano passou de 10 mil emplacamentos. 

No acumulado, a industria já chega a 735 mil unidades, reprsentando crescimento de 16,3%, em relação ao mesmo período de 2023.

Carros eletrificados seguem em ascensão

O volume de emplacamentos de autoveículos eletrificados (incluindo carros híbridos, híbridos plug-in e elétricos) está bastante expressivo em 2024.

De janeiro a abril, a indústria licenciou 51,3 mil unidades, das quais 20,8 mil de carros elétricos, 16,5 mil de híbridos e 13,9 mil de híbridos plug-in. Esta quantidade já é mais do que a metade do total emplacado em 2023, quando 93,9 mil unidades foram emplacadas.

Márcio de Lima acredita que, mantendo tal cenário, esta marca será superada tranquilamente, mesmo com o aumento de importação a partir de janeiro deste ano – em 2023, a alíquota estava zerada.

Números bons nos pesados

Os resultados também foram positivos nos setores de caminhões e ônibus.

Foram 10,8 mil caminhões emplacados em abril, representando alta de 8,8% frente a março de 2024 e 37,5% comparando com abril do ano passado.

No resultado acumulado, o setor de caminhões chegou a 37,2 mil unidades emplacadas. Frente ao número de veículos licenciados no mesmo período de 2023, a indústria teve alta de 2,2%.

Entre os ônibus, foram 1,7 mil unidades licenciadas em abril – alta de 7,6% frente a março.

Analisando o número de ônibus no resultado acumulado, foram 5,8 mil unidades emplacadas no quarto mês do ano.

Mesmo assim, o resultado representou queda de 23,5% em relação à quantidade de emplacamentos de janeiro a abril de 2023. A explicação está no programa “Caminho da Escola”, cujas entregas dos ônibus em 2023 foram realizadas no primeiro quadrimestre do ano passado.

“Aos poucos (o setor) está voltando à normalidade pensando nos emplacamentos”, afirmou Eduardo Freitas, vice-presidente da Anfavea.