Chinesa CATL quer investir na reciclagem de baterias em vários continentes
A CATL, maior fabricante de baterias do mundo, está negociando com um parceiro na Europa para estabelecer centros de reciclagem no continente. A empresa não revelou qual é a parceira em questão nem a quantidade de centros que pretendem construir.
Ni Jun, diretor de operações da empresa, também está buscando parcerias na América do Norte para a mesma finalidade.
Dominar o mundo
As buscas evidenciam que a CATL pretende ampliar seus domínios na cadeia de fornecimento de baterias, sobretudo ao atacar um segmento que ainda não recebe a devida importância por parte de mercado e consumidores.
Segundo Ni, a empresa já é a maior recicladora de baterias de carros elétricos, tendo capacidade de recuperar mais de 99% do níquel, cobalto e manganês presentes em uma célula, além de mais de 90% do lítio empregado.
– Faça a sua inscrição no #ABX23 – Automotive Business Experience
“Acreditamos que reciclar (as baterias) é um dever. Se não, o que faremos com as baterias quando um veículo deixar de circular? É algo nocivo, complicado, perigoso e pode até ser explosivo”, disse o executivo em evento realizado em Tianjin, na China.
Até o momento, a CATL investiu em fábricas de baterias na Alemanha e na Hungria, estabeleceu parcerias na América do Norte e planeja realizar novos investimentos na Ásia.