Companhia quer aumentar presença de motoristas femininas na plataforma
O serviço de transporte por aplicativo Lyft, rival do Uber, lançou o Women Plus Connect. Trata-se de um recurso na plataforma digital que “combina mulheres e motoristas não binários com mais mulheres e motoristas não binários”.
A mudança é um esforço para tentar melhorar a segurança, e incentivar mais mulheres e motoristas não binários a trabalharem com a empresa.
Um relatório do site The Verge descobriu que as motoristas de aplicativos frequentemente enfrentam assédio e agressão sexual. Enão se sentem apoiadas pelas empresas de transporte compartilhado.
Aplicativo vai possibilitar às passageiras escolher motoristas mulheres
O recurso oferece aos passageiros a opção “contar comigo” no aplicativo. “Escolher isso aumentará suas chances de encontrar mulheres e motoristas não binários”, informou a Lyft em seu blog.
Para os motoristas, segundo a companhia, o recurso é baseado no marcador de gênero em sua licença registrada e, para os passageiros, na configuração de gênero no aplicativo, explicou CJ Macklin, gerente sênior de comunicações da Lyft.
VEJA MAIS:– Uber lança aplicativo redesenhado e com novas funções para iPhone– Lideranças LGBTI+ do setor automotivo que você precisa conhecer
“Tanto os passageiros quanto os motoristas terão a opção de atualizar suas configurações de gênero a qualquer momento para garantir que reflitam sua identidade de gênero pessoal”, disse Macklin.
Audrey Liu, vice-presidente executiva da Lyft, afirmou, em comunicado, que o gênero de cada pessoa é muito pessoal e se alguém seguir as etapas para mudar de gênero no aplicativo, a interpretação do app é de que é assim que ele se identifica.
– Faça a sua inscrição no #ABX23 – Automotive Business Experience
“A inclusão é um valor fundamental na Lyft e estamos comprometidos em criar uma comunidade na qual os passageiros e motoristas se sintam incluídos e pertencentes.”
Lyft informou que esse recurso tem sido muito solicitado e dará às mulheres e às pessoas não binárias mais controle sobre a experiência de dirigir e pilotar.
Incentivo para atrair mais motoristas mulheres
A empresa também afirmou que espera incentivar mais mulheres a assumir o papel de motorista da Lyft. Segundo a empresa, a remuneração é de cerca de US$ 36 por hora (em média, incluindo gorjetas e bônus).
Atualmente, esse grupo demográfico representa menos de um quarto dos motoristas da Lyft , o que é comparável ao resto da indústria de transporte compartilhado, de acordo com um relatório da Gridwise .
O Uber, concorrente da Lyft, tem um recurso semelhante para suas motoristas mulheres e não binárias, chamado Women Rider Preference, lançado em 2022.