Licenciamentos de veículos fecham a quinzena de junho em queda de 24%

Segundo a consultoria Bright Consulting, ainda não há reflexos do pacote de incentivo do governo no ritmo das vendas

Bruno de Oliveira

Bruno de Oliveira

Segundo a consultoria Bright Consulting, ainda não há reflexos do pacote de incentivo do governo no ritmo das vendas

Imagem de Destaque

Os licenciamentos de veículos realizados na primeira quinzena de junho somaram 58,1 mil unidades, resultado 24% inferior ao aferido em igual período em junho de 2022. Os dados são do Renavam divulgados pela consultoria Bright Consulting.

Com o volume, houve um ritmo de vendas de 5,8 mil unidades/dia, considerando os dez dias úteis do período. O desempenho também foi inferior ao visto em junho do ano passado, 17% menos. Na comparação com maio, queda de 24%.


VEJA MAIS:
– Licenciamentos de veículos chegam a 88 mil unidades na quinzena de maio– Governo descarta renovação de incentivos para veículos e aposta na queda da Selic
– Governo pretende arrecadar R$ 5,5 bilhões com IPI de automóveis


Segundo a consultoria, ainda não foram sentidos os efeitos do pacote de incentivo do Governo Federal, em vigência desde 5 de junho.
De qualquer forma, as montadoras estão aumentando sua participação no programa. Na sexta-feira, 16, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) divulgou que subiu para 266 o número de versões disponíveis no mercado dentro do escopo do pacote.

Subiu também o consumo dos recursos do programa. De acordo com o MDIC, 34% dos R$ 500 milhões disponíveis para subsidiar vendas de automóveis. Na quarta-feira, 14, 30% do recurso estava comprometido.

O levantamento divulgado pela consultoria informou, ainda, que a participação de vendas realizadas na modalidade direta ficou abaixo da registrada no mês de maio, representando uma fatia de 40% do total licenciado. Houve, portanto, redução de 5,6 pontos porcentuais ante a participação registrada em maio.

“Os descontos do programa da MP 1.175 estão sendo refletidos no segmento de concessionários e não no mercado de lojistas independentes, entendemos que as lojas independentes estão segurando as vendas e aguardando que o programa acabe e os preços retornem ao nível anterior à medida, isso se o programa não for renovado”, conclui a Bright Consulting, em nota.


– Faça a sua inscrição no #ABX23 – Automotive Business Experience


Na primeira quinzena do mês o modelo mais vendido foi a picape Fiat Strada, com 3,6 mil unidades licenciadas. Volkswagen T-Cross aparece na sequência, com 2,6 mil unidades. Outro VW, neste caso o Polo, apareceu na terceira posição, com 2,3 mil unidades emplacadas. Fecham o top 5 Chevrolet Tracker (2,28 mil) e Honda HR-V (2,21 mil).