Volume registrado pela Fenabrave representou alta de 13% sobre o resultado do mesmo mês do ano passado
Os licenciamentos de veículos em janeiro apresentaram alta, apontou balanço da Fenabrave divulgado na quinta-feira, 2. Segundo o levantamento, foram emplacados 142,8 mil veículos no mês, 13% a mais do que em janeiro do ano passado. Além disso, o Chevrolet Onix voltou a ficar na liderança das vendas.
Na comparação com dezembro, no entanto, o resultado representou retração de 35%. Um movimento normal, de acordo com a entidade que representa as concessionárias, devido às despesas comuns de início de ano.
“A queda em relação a dezembro é sazonal no nosso setor, já que, nesta época, despesas como IPVA, material escolar e IPTU acabam pesando na decisão de compra das famílias. Tanto que o resultado de 2023 não fica muito distante da média registrada nos meses de janeiro dos cinco anos anteriores”, informou Andreta Jr, presidente da Fenabrave.
Alta nos licenciamentos de todas as categorias
Do total emplacado no mês, 104 mil unidades correspondem aos automóveis, alta de 12,6% sobre os licenciamentos realizados em janeiro de 2022 e queda de 36% sobre dezembro. Foram emplacados também 26,5 mil unidades de comerciais leves, aumento de 9% sobre janeiro e recuo de 30% ante dezembro.
Saiba mais:
– Fenabrave faz projeções conservadoras para vendas de veículos em 2023
– Veja 10 carros que devem bombar nas vendas em 2023
Os emplacamentos de caminhões somaram 10,2 mil unidades, informaram os dados do balanço. O resultado representa crescimento de 12% ante os licenciamentos registrados em janeiro do ano passado. Na comparação com o volume registrado em dezembro, houve queda de 15%.
“A mudança de tecnologia, provocada pelo Proconve P8, pode aumentar a procura pelo estoque de modelos adequados à norma anterior, que podem ser emplacados até março e ainda têm bom mercado entre os transportadores”, contou Andreta Jr.
Já os emplacamentos de ônibus somaram em janeiro 2,1 mil unidades: alta de 61,3% ante o resultado de janeiro de 2022. Na comparação com os licenciamentos observados em dezembro, a queda foi de 20%.
Chevrolet Onix na liderança de janeiro
O balanço da Fenabrave também mostrou que o Chevrolet Onix voltou à liderança do ranking dos carros mais vendidos. Em janeiro, 7,1 mil unidades do hatch compacto da General Motors foram emplacadas.
O top 5 do ranking de licenciamentos traz mais dois modelos da GM: em segundo lugar ficou o Onix Plus, com 6,1 mil unidades licenciadas. Em terceiro, o Chevrolet Tracker, com 5,2 mil unidades registradas.
Os Hyundai Creta (5 mil unidades licenciadas) e HB20 (4,8 mil unidades) ficaram na terceira e quarta posição do ranking, respectivamente.
Entre os comerciais leves, o modelo mais vendido foi a picape Fiat Strada, com 7 mil unidades licenciadas em janeiro. Seguem no top 5 Toyota Hilux (3,4 mil), Fiat Toro (3,2 mil), Volkswagen Saveiro (2,7 mil) e Chevrolet S10 (2 mil).