Mover é aprovado e vai para sanção presidencial

Após quase seis meses em tramitação no Congresso, programa finalmente passa na Câmara dos Deputados

Ana Paula Machado

Ana Paula Machado

Após quase seis meses em tramitação no Congresso, programa finalmente passa na Câmara dos Deputados

Imagem de Destaque

A Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que cria o programa Mobilidade Verde e Inovação (Mover) nesta terça-feira, 11. O tema, que retornou para a Casa após passar pelo Senado, foi apreciado pelo relator Átila Lira (PP-PI) que incluiu, novamente, a taxa do Imposto de Importação para compras de até US$ 50 – que tinha sido retirada pelos senadores. Agora, o projeto do Mover vai para sanção presidencial. 

“A matéria que a Câmara dos Deputados e o Senado Federal aprovaram é de extrema relevância para a economia brasileira. Por meio do programa Mover e do fim da isenção de pequenas compras por remessa postal, teremos um incentivo para a produção nacional e para o desenvolvimento tecnológico e ambiental, com repercussão evidente na geração de emprego e renda em nosso país”, disse o relator.


VEJA MAIS:– Saiba tudo sobre o Mover

– Mover: Sete respostas sobre o regime automotivo que dá sequência ao Rota 2030

– Como empresas devem se preparar para receber os benefícios do Mover


Outras medidas que foram retiradas do texto do projeto de lei pelos senadores foram acatadas pelos deputados, como a exigência de conteúdo local em projetos de exploração de petróleo e gás.

“As Emendas oriundas do Senado Federal contemplam medidas que retomam alguns aspectos do projeto original e aperfeiçoam algumas questões que foram discutidas na Câmara. Nesse sentido, é meritória e oportuna, no geral, a matéria que retorna do Senado Federal, ao trazer texto mais adequado sobre essa importante matéria”, afirmou o relator.

O Mover prevê incentivos financeiros de R$ 19,3 bilhões em cinco anos e redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) a fim de estimular a pesquisa e o desenvolvimento de soluções tecnológicas e a produção de veículos com menor emissão de gases do efeito estufa.