Zeekr começa a vender seus carros elétricos no Brasil em setembro

Primeiras entregas foram prometidas para outubro; empresa quer vender até 1.500 unidades por ano no país

Marcus Celestino

Marcus Celestino

Primeiras entregas foram prometidas para outubro; empresa quer vender até 1.500 unidades por ano no país

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Durante evento exclusivo para a imprensa brasileira realizado em Xangai, a Zeekr, marca do grupo Geely, revelou que começará a pré-venda de seus veículos no Brasil em setembro. A empresa prometeu que as primeiras unidades estarão nas mãos dos clientes a partir de outubro.

Os veículos serão transportados via marítima em agosto, em navio Roll-on/Roll-off. A Zeekr ainda não definiu oficialmente o porto de entrada, mas Vitória (ES) é o mais cotado. Tal qual a BYD, a empresa fará o processo de tropicalização dos seus modelos na região.


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Vale ressaltar que Itapoá, em Santa Catarina, é uma alternativa considerada por Charles Wang, country manager da marca. Todavia, a própria empresa diz que, por questões logísticas, a capital capixaba é o local mais adequado.

Inicialmente, o portfólio da Zeekr no Brasil incluirá o crossover 001 e o SUV médio X, conforme antecipado em reportagem da Automotive Business.

Ademais, tal qual este site reportou, a marca terá entre 10 e 12 lojas espalhadas pelas principais capitais do país. A flagship store da Zeekr ficará localizada em área nobre de São Paulo (SP) e, seguindo a tendência de companhias da estirpe da Porsche, a empresa terá pontos de venda requintados em cidades como Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Belo Horizonte (MG) e outros hubs estratégicos.

Zeekr pretende vender até 1.500 veículos por ano no Brasil

A Zeekr já sabe, assim já comentamos anteriormente, o que irá comercializar no Brasil. São, de cara, dois lançamentos. Um deles é o crossover 001, parente próximo do Polestar 4 e dotado de estilo que flerta com shooting brake Porsche.

Tem 4,97 metros de comprimento, 1,99 m de largura, 1,56 m de altura e 2,99 m de entre-eixos. As versões têm potência entre  272 cv a impressionantes 1.265 cv — isso na configuração esportiva FR.

A versão topo de linha mais “convencional” tem 544 cv. com dois motores. A bateria é de 100 kWh e a autonomia de 620 km no ciclo WLTP. Esta, que atende sob alcunha de Base, bem como outras duas opções, com potência que pode chegar a 789 cv, serão comercializadas no Brasil. 

O outro é o SUV X, primo mais refinado do Volvo EX30. Utiliza a mesma plataforma do automóvel da marca de origem sueca, a SEA, só que pouco mais alongada. Suas dimensões são 4,45 m de comprimento, 1,83 m de largura, 1,57 m de altura e 2,75 m de entre-eixos.

As opções de potência do Zeekr X vão de 272 cv a 428 cv, com um ou dois motores. As baterias de níquel-cobalto-manganês oferecem autonomia entre 400 km e 446 km no ciclo WLTP, com a versão mais potente fazendo 0 a 100 km/h em 3,7 segundos. Esta configuração, dotada de maior cavalaria, foi a escolhida para a estreia do veículo no país.

O X fará as vezes de veículo mais vendido da Zeekr no país, segundo fontes ligadas à marca revelaram. A empresa, bom destacar, pretende vender entre 1.000 e 1.500 unidades por ano — isso se o lobby da Anfavea acerca do aumento do imposto de importação para elétricos não se concretize.

Além disso, a Zeekr tem planos para trazer o sedã médio 007. A marca, de fato, não confirma oficialmente sua chegada ao Brasil. Todavia, fontes indicam que o veículo vai dar as caras em nosso país em 2025.

Preços dos carros elétricos da Zeekr serão nichados

Os preços dos modelos ainda não foram divulgados. A Zeekr, conforme supracitado, avalia o impacto do possível reajuste do imposto de importação de elétricos, que pode subir para 35% diretamente, sem o previsto escalonamento.

Contudo, dado o posicionamento premium da marca, espera-se que os preços não sejam tão agradáveis aos olhos mais popularescos. Mesmo assim, as cifras serão bastante competitivas dado o contexto dos produtos e a proposta, evidentemente, da companhia que pertence ao grupo Geely, nasceu do ventre da Lynk & Co, e tem centro de design em Gotemburgo, na Suécia, e fábrica na China.

O X, seu modelo de entrada no mercado brasileiro, custará um pouco mais caro que o Volvo EX30. O primo da marca sueca, atualmente, tem preço sugerido de R$ 229 mil. Segundo fontes, o veículo com insígnia Zeekr deverá custar por volta dos R$ 300 mil. Em cenário mais otimista, poderá ser oferecido na faixa dos R$ 290 mil. Já o 001 deverá partir da casa dos R$ 400 mil.