Novo Citroën C3 estreia na Europa com evoluções

Hatch compacto tem motorização híbrida leve e mais refinamento do que o 'irmão' brasileiro

Vitor Matsubara

Vitor Matsubara

Hatch compacto tem motorização híbrida leve e mais refinamento do que o ‘irmão’ brasileiro

Imagem de Destaque

A Citroën revelou na Europa o novo C3 com importantes mudanças em relação ao modelo fabricado no Brasil. A maior alteração está sob o capô.

O 1.2 Puretech (que chegou a ser vendido por aqui em variação aspirada na geração anterior do C3) é disponibilizado apenas com turbocompressor e opção de tecnologia híbrida leve. Nesta, o conjunto tem torque máximo de 20,9 kgfm, sendo 5,6 kgfm gerados pelo motor elétrico de 28 cv.


VEJA MAIS:– Citroën revela detalhes e imagens de novo SUV cupê baseado no C3

– Citroën lança linha 2023 do C3 


Na configuração puramente térmica, o novo C3 é oferecido com câmbio manual. Já na versão híbrida leve, o hatch tem transmissão automatizada de dupla embreagem.

De acordo com a Citroën, o novo C3 híbrido leve é até 10% mais econômico em relação à versão puramente térmica. O nível de emissões de CO2 é de 117 g/km – menos do que os 126 g/km do C3 puramente a combustão.

Linhas mais modernas e cabine refinada

O design lembra muito o do novo C3 elétrico lançado na Europa, que exibe diferenças significativas em relação ao C3 brasileiro. As linhas são mais harmoniosas e seguem a nova identidade visual da marca francesa. 

A cabine também é mais bonita e melhor acabada do que o C3 nacional. O painel digital substitui o anacrônico quadro monocromático e a central multimídia com tela de 10,25 polegadas é pouco maior do que a do similar do modelo brasileiro.

Novo C3 será oferecido em duas versões

O novo Citroën C3 será vendido em duas versões na Europa: You e Max. Ambas saem de fábrica com luzes de LED, frenagem autônoma de emergência, sensores de estacionamento traseiros, rodas de liga leve de 16 polegadas e suspensão Citroën Advanced Comfort.

A configuração Max acrescenta pintura bicolor, ar-condicionado automático, lanternas de LED, multimídia com tela de 10,25 polegadas, carregador de celular por indução e câmera de ré. A fabricante ainda não revelou os preços do novo C3 europeu.