Novo carro elétrico da Hyundai promete carga em 18 minutos

Sedã com jeito de cupê e cotado para o Brasil, Ioniq 6 oferece autonomia superior aos 600 km

Fernando Miragaya

Fernando Miragaya

Sedã com jeito de cupê e cotado para o Brasil, Ioniq 6 oferece autonomia superior aos 600 km

Imagem de Destaque

A Hyundai dá mais um passo em sua estratégia global de eletrificação. A marca sul-coreana acaba de apresentar mundialmente o Ioniq 6, segundo e mais novo carro elétrico de sua divisão zero combustão. O sedã-cupê, que será vendido no Brasil, promete umas das melhores eficiências da categoria, bateria de alta capacidade e recarga em até 18 minutos.

Bom salientar que esse tempo de carregamento se dá em aparelhos super rápidos de 350 kWh, e para “abastecer” de 10% a 80% da capacidade. Isso graças às baterias de 77,4 kWh que movimentam os dois motores elétricos em conjunto com tração traseira ou integral, e entregam 325 cv de potência e 61,7 kgfm de torque.

Novo carro elétrico da Hyundai também carrega aparelhos

Desta forma, o Ioniq 6 tem desempenho esportivo e alcance de compacto. O 0 a 100 km/h é feito em 5,1 segundos e a autonomia no ciclo europeu WLTP fica em 610 km, de acordo com informações da montadora.

Além disso, o novo carro elétrico da Hyundai tem a função de energia reversa. Com o sistema V2L, é possível carregar qualquer dispositivo elétrico com um adaptador ligado no bocal de carregamento externo do carro. Dentro, há uma segunda tomada, embaixo do banco traseiro, que permite plugar notebooks, celulares e outros aparelhos de pequeno porte.

Plataforma modular elétrica

O Ioniq 6 é feito sobre a nova plataforma modular global da Hyundai exclusiva para carros elétricos. O modelo impressiona pelas dimensões, com 4,85 metros de comprimento e 2,95 metros de entre-eixos, o que sugere uma cabine ampla.

No habitáculo, a propósito, o novo carro elétrico da fabricante sul-coreana apela para uma solução recorrente nos projetos recentes. Quadro de instrumentos eletrônico com display de 12” integrado à central multimídia com tela do mesmo tamanho, ambos configuráveis. Sistema de som Bose com oito alto-falantes e subwoofer também faz parte do pacote de entretenimento a bordo.

O sedã-cupê, obviamente, vem carregado de itens de auxílio à condução, que na Hyundai recebe o nome de SmartSense. O Highway Driving Assist – que, segundo a marca, está no nível 2 de automação – alia o controle de cruzeiro adaptativo ao sistema que mantém o carro sozinho centralizado na faixa, mesmo em curvas. 

O sistema de frenagem autônoma de emergência tem detecção de veículos, pedestres e ciclistas, inclusive em cruzamentos. Sensor de farol alto, alerta de carro se aproximando ao abrir as portas, assistente de ponto cego com câmera e imagem projetada na central multimídia e leitor de placas que ajusta a velocidade indicada automaticamente também fazem parte dos equipamentos. 

Quando vem para o Brasil?

Por força de contrato, os carros importados da Hyundai só podem ser comercializados aqui pelo Grupo Caoa. Segundo fontes, a empresa já está em estudos para trazer o hatch Ioniq 5 (eleito Carro do Ano em 2022 e o quinto elétrico mais vendido dos EUA) até o fim do ano que vem, e posteriormente o sedã Ioniq 6.