Sedã inédito deve ser lançado apenas depois de 2025
A Jaguar lançará um sedã de grande porte para preencher a lacuna deixada pelo antigo XJ. Segundo informações da revista Autocar, o novo modelo terá dimensões bastante generosas e acabamento muito requintado.
Além do inédito projeto, a fabricante lançará ainda um SUV com porte de Bentley Bentayga. Antes desses dois modelos, a Jaguar prepara a estreia de um cupê de quatro portas com linhas esportivas e espaço para quatro passageiros.
Todos os veículos serão movidos a eletricidade, uma vez que a Jaguar já anunciou que venderá apenas carros elétricos a partir de 2025.
Autonomia de quase 800 km e mais de 450 cv
Em entrevista à Autocar, o CEO da JLR, Adrian Mardell, afirmou que a Jaguar precisa ter autonomia, inclusive no desenvolvimento de novos projetos. “Caso contrário, os carros não vão parecer tão potentes e exuberantes como gostaríamos. Essa nova plataforma nos dará condições de trabalhar no design para que isso aconteça”.
VEJA MAIS
– Executivo da Jaguar diz que novos carros podem tirar marca da ‘mediocridade’
– Jaguar nomeia novo CEO para liderar plano de eletrificação
Todos os futuros lançamentos da Jaguar terão tração integral, eixo traseiro esterçante e carregamento ultrarrápido capaz de ir de 10 a 80% de carga das baterias em apenas 13 minutos.
A publicação aposta que os três carros deverão entregar mais de 450 cv, precisando de menos de quatro segundos para ir de 0 a 100 km/h e atingindo a velocidade máxima de 250 km/h. Quanto à autonomia, a “Autocar” estima que os veículos da Jaguar devem rodar de 620 km a 765 km com uma única carga.
Novo XJ foi cancelado antes de estreia
Antes da apresentação do plano estratégico Reimagine, realizada sob a adminstração do ex-CEO Thierry Bolloré, a Jaguar havia finalizado o desenvolvimento de um XJ elétrico.
O carro era baseado na plataforma MLA, de origem Range Rover, e deveria chegar às ruas em 2022. Algo que nunca aconteceu, uma vez que o projeto foi cancelado por estar aquém das pretensões da Jaguar.
– Inscreva-se no #ABX23, maior encontro do ecossistema automotivo e da mobilidade
Apesar de o “primeiro” XJ elétrico nunca ter visto a luz do dia, sabe-se que o “novo” XJ será completamente diferente do fracassado projeto.
Um detalhe importante para muitos fãs da marca é que o novo sedã não terá o tradicional adorno “leaping cat”, que identifica os modelos mais sofisticados da Jaguar há décadas. Em vez dele, o carro terá apenas o nome Jaguar grafado por extenso na grade frontal.