Citroën revela detalhes de SUV cupê baseado no C3

Basalt será lançado no segundo semestre de 2024

Vitor Matsubara

Vitor Matsubara

Basalt será lançado no segundo semestre de 2024

Imagem de Destaque

A Citroën divulgou na quarta-feira, 27, imagens e detalhes do Basalt Vision. O conceito antecipa o futuro SUV cupê baseado no novo C3, que estreia no mercado brasileiro no segundo semestre de 2024.

Apesar do parentesco (e de ser produzido sobre a mesma plataforma modular CMP), o Basalt tem pouca coisa em comum com o novo C3 hatch – ao menos no design. A frente tem traços que remetem ao C3 Aircross, com o conjunto óptico dividido em duas partes e luzes de iluminação diurna em LEDs em posição separada.

Design esportivo do SUV se distancia do novo Citroën C3

O ponto de maior destaque do visual está na traseira, que possui uma queda suave em direção à traseira. O perfil de SUV cupê é realçado pela tampa do porta-malas inteiriça e por um discreto aplique nas colunas “C”.

As lanternas são exclusivas do Basalt e o porte aventureiro é reforçado pelos apliques plásticos na cor preta ao redor dos para-lamas e na parte inferior dos para-choques.


LEIA MAIS:
– Com Ami e novo utilitário esportivo, Citroën persegue os 4% de participação no mercado brasileiro
– Como Citroën e Peugeot renasceram nas mãos da Stellantis


“Estamos confiantes de que o Basalt Vision atrairá um grande número de clientes e fortalecerá a nossa posição nos principais mercados”, afirmou Thierry Koskas, CEO global da Citroën.

Basalt será vendido com motor turbo

O veículo será comercializado exclusivamente com o motor 1.0 turbo de até 130 cv e 20,5 kgfm, associado à transmissão do tipo CVT simulando 7 marchas.

Este é o mesmo conjunto presente no C3 Aircross. Por ser posicionado como o produto mais caro da gama de compactos da Citroën (abaixo apenas do C4 Cactus), o nível de acabamento do novo SUV cupê será superior aos demais modelos da marca francesa.   

O Basalt é o terceiro produto do programa C-Cubed, concebido pela Stellantis com o intuito de reforçar a presença da Citroën na América do Sul.

Antes do SUV cupê, a marca já apresentou o novo C3 em 2022 e o novo C3 Aircross em 2023. Ao final do prazo estipulado pela empresa, a Citroën pretende alcançar os 4% de participação de mercado no Brasil.