Derivada do Wrangler, novidade será vendida na versão Rubicon por R$ 499.990
A Jeep lançou oficialmente na quinta-feira, 4, a Gladiator. Derivada do Wrangler, ela desembarca no Brasil com a missão de atender quem busca um veículo robusto para encarar trilhas sem abrir mão da versatilidade de uma picape.
Inicialmente, a Gladiator será importada apenas na versão Rubicon e com motorização 3.6 V6 movida a gasolina, que entrega 284 cv e 35,4 kgfm. Trata-se do mesmo conjunto que equipava a geração anterior do Wrangler, que hoje é movido por um 2.0 turbo.
A pré-venda do lote inicial de 300 unidades do modelo começa hoje por R$ 499.990, sendo que a novidade será comercializada em todas as 222 concessionárias Jeep espalhadas pelo país. Segundo a fabricante, 150 contarão com um veículo para test drive.
Picape mais cara do Brasil e grande em todos os sentidos
Além de ser o modelo mais caro da categoria, a picape está entre as maiores à venda no país. Com 5,59 m de comprimento, 1,90 metro de altura, 1,89 metro de largura e 3,48 m de distância entre eixos, ela só perde para a gigante RAM 3500.
Apesar das dimensões generosas, a caçamba da Gladiator não é tão grande assim. A capacidade volumétrica é de 1.000 litros e a carga máxima suportada é de “apenas” 654 kg – menos do que os 720 kg suportados pela Fiat Strada Cabine Plus. Em contrapartida, a capacidade de reboque passa de três toneladas, algo muito importante em um produto feito para os Estados Unidos, onde muitos motoristas costumam puxar trailers.
O design preserva elementos icônicos de estilo da marca, como as sete fendas verticais entre os faróis redondos. Os para-lamas salientes também estão lá, assim como as lanternas quadradas. O visual da traseira, aliás, é simples, apesar do enorme logotipo da Jeep na tampa da caçamba.
Assim como o Wrangler, a Gladiator pode ter todas as portas e o teto removidos, enquanto o parabrisa pode ser rebatido para frente. Isso faz dela a “primeira picape parcialmente conversível”, nas palavras da própria Jeep.
A lista de equipamentos de série inclui alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência, piloto automático adaptativo, controles de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampas, controle de velocidade em descidas, sensor de pontos cegos, ar-condicionado digital com duas zonas de temperatura, sistema de câmeras com visão em 360 graus e faróis full LED.
A central multimídia tem tela tátil de 8,4 polegadas (como nas versões mais caras do Renegade) e sistema de som da Alpine com nove alto-falantes. Existe até uma caixa de som removível atrás dos bancos traseiros, que pode ser pareada com qualquer dispositivo via Bluetooth.
A Jeep oferece uma linha completa de acessórios com a grife Mopar, composta por mais de 70 itens.
Jeep Gladiator anda bem dentro e fora do asfalto
A Gladiator Rubicon ostenta o selo Trail Rated, atribuído apenas aos veículos da Jeep capazes de vencer as trilhas mais difíceis. Para receber essa classificação, todo modelo precisa contar com algumas características. No caso da picape, ela tem ângulo de entrada de 43º e ângulo de saída de 26º, além de 27 cm de altura livre em relação ao solo.
A vida fora do asfalto é facilitada graças à presença de várias tecnologias. A Gladiator traz bloqueio dos diferenciais dianteiro e traseiro, barra estabilizadora dianteira com desacoplamento (que amplia o curso da suspensão frontal em até 30%) e tração nas quatro rodas com cinco modos.
Nas estradas, a picape não nega fôlego quando provocada. A ‘culpa’ é do motor V6, que impulsiona com agilidade o monstro de quase 2,5 toneladas. De brinde o motorista leva o ronco característico dos seis cilindros em ‘V’ trabalhando a plenos pulmões.
Mesmo assim, a Gladiator entrega médias de consumo razoáveis para um veículo deste porte. A fabricante declara 6,5 km/l na cidade e 7 km/l na estrada, sempre com gasolina.