JAC E-J7: sedã elétrico estreia por R$ 265 mil de olho nos alemães de luxo

Chinês é mais barato e é mais ágil nas acelerações do que modelos consagrados de Audi, BMW e Mercedes-Benz

Vitor Matsubara

Vitor Matsubara

Chinês é mais barato e é mais ágil nas acelerações do que modelos consagrados de Audi, BMW e Mercedes-Benz

Imagem de Destaque

A JAC Motors lançou nesta quarta-feira (19) o E-J7. O modelo é o primeiro sedã 100% elétrico vendido pela marca chinesa no país e o único em sua categoria.

A fabricante chinesa decidiu mirar nos modelos de entrada (e mais consagrados) das marcas de luxo alemãs. Assim, o E-J7 é classificado pela JAC como concorrente de Audi A4, BMW 320i GP e Mercedes-Benz C180.

No preço, a novidade da JAC realmente leva vantagem sobre os alemães. Enquanto o E-J7 custa R$ 264.900, os sedãs alemães já beiram a casa dos R$ 300 mil. O 320i, por exemplo, pode ser encontrado por R$ 298 mil em janeiro de 2022 – uma diferença de R$ 34 mil a favor do JAC.

Melhor no 0 a 100

Além da evidente vantagem para o bolso, a marca chinesa também aposta em outras duas frentes: sustentabilidade e desempenho. A primeira é a mais óbvia delas, já que o E-J7 roda sem emitir poluentes, algo que nenhum de seus rivais alemães faz.

Já a segunda é embasada pelos números. Equipado com um motor elétrico de 193 cv e 34,7 kgfm, o E-J7 vai de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos, enquanto o melhor dos sedãs nesta prova é o 320i, que realiza a tarefa em 7 segundos embalado pelo motor 2.0 turbo de 184 cv.

O modelo chinês, porém, perde feio na velocidade final de 150 km/h. Já o 320i acelera até os 235 km/h, mais do que os 223 km/h do C180, só que menos do que os 240 km/h finais do A4, que é movido pelo motor 2.0 TFSI de 190 cv.

“Além do custo/benefício, acredito que a sofisticação do design e o desempenho poderão distinguir o E-J7 dos demais sedãs”, disse Sergio Habib, presidente do Grupo SHC e da JAC Motors Brasil.

Projeto com ajuda da VW

Segundo projeto realizado após a aquisição da JAC pela Volkswagen, o sedã foi desenhado na Itália ‘sob supervisão’ dos alemães.

As linhas são esportivas e seguem uma identidade visual já vista nos lançamentos mais recentes da marca. Por dentro, a cabine tem acabamento de qualidade superior ao restante da gama, com uso de materiais mais nobres.

Entre os itens de série, o sedã traz uma central multimídia com tela vertical de 13 polegadas no melhor estilo Tesla e painel digital, que contribuem para deixar o interior com um visual mais requintado.

Fim da Recuperação Judicial

O E-J7 é o décimo modelo elétrico lançado pela JAC no Brasil. Atualmente, a marca chinesa oferece produtos para diversas aplicações, incluindo uso comercial, com furgões e caminhões que já foram adquiridos para as frotas de grandes empresas.

Além das boas vendas de seus veículos comerciais, o grupo SHC, que comanda as operações da JAC Motors no país, tem outro motivo para comemorar.

A empresa estaria bem perto de sair da recuperação judicial, que foi pedida em novembro de 2018. Questionado pela reportagem de Automotive Business, Habib não deu mais detalhes, mas admitiu que “estamos próximos de finalizar essa etapa”.