Itens de auxílio ao motorista vão salvar 250 mil vidas no trânsito

Estudo mostra que pacotes de segurança semi-autônoma podem reduzir dezenas de milhões de acidentes

Fernando Miragaya

Fernando Miragaya

Estudo mostra que pacotes de segurança semi-autônoma podem reduzir dezenas de milhões de acidentes

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Os equipamentos de assistência à condução podem salvar cerca de 250 mil vidas no trânsito em 30 anos. Além disso, os itens semi-autônomos de auxílio ao motorista do chamado pacote ADAS têm a possibilidade de evitar dezenas de milhões de acidentes viários só nos Estados Unidos.

A conclusão é de um levantamento financiado pela AAA – Foundation for Traffic Safety, ONG norte-americana dedicada à segurança viária. O estudo foi realizado pelo Centro de Pesquisa de Segurança Rodoviária da Universidade da Carolina do Norte.


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A pesquisa projetou que os itens de auxílio ao motorista, além das 250 mil mortes, evitariam aproximadamente 37 milhões de acidentes de trânsito e 14 milhões de feridos de 2021 a 2050. Isso representaria 16% das ocorrências e dos feridos e 22% das mortes que ocorreriam nas estradas dos EUA sem as tecnologias.

Os benefícios de cada item de auxílio ao motorista

O estudo levou em consideração equipamentos do ADAS (sigla em inglês para Sistema Avançado de Assistência ao Condutor). Entre os itens de auxílio ao motorista considerados, frenagem de emergência, controle de cruzeiro adaptativo, sensor de ponto cego e assistente de permanência em faixa.

Segundo o Insurance Institute for Highway Safety (IIHS), a frenagem autônoma de emergência reduz em 56% as chances de colisões frontais com feridos em comparação com veículos sem essa tecnologia. Já o alerta de ponto cego reduziu os acidentes de mudança de faixa com lesionados em 23%.


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Ao mesmo tempo, 23% dos veículos vendidos atualmente nos EUA estão equipados com frenagem de emergência automática. De acordo com o IIHS, a expectativa é que, até 2027, essa participação salte para 47%. Já o sensor de ponto cego está em 25% atuais e deve aumentar para 48% daqui a quatro anos.

Consumidor ainda não entende os itens de auxílio à condução

Porém, o mercado ainda precisa amadurecer no uso e comercialização dos itens de auxílio ao motorista. Segundo o AAA, muitos consumidores não sabem como usar alguns equipamentos do ADAS. A forma como são batizados também atrapalha o usuário, segundo o instituto.

A frenagem autônoma de emergência foi destacada como uma das mais importantes, mas o AAA chama a atenção para sua eficácia maior para evitar colisões frontais entre carros. Este item de auxílio ao motorista não teria a mesma precisão para evitar atropelamentos e batidas em ciclistas, por exemplo.

Além disso, o estudo alerta que, mesmo com o ADAS, o cenário futuro dos acidentes de trânsito nos EUA ainda é de guerra. O relatório do AAA aponta que neste período de 30 anos, a expectativa é que mais de 73 milhões de pessoas ainda ficarão feridas e quase 850 mil morrerão em acidentes viários.