Jewel E terá mais de 400 km de autonomia; toda a frota será elétrica até 2034
A cidade de Londres está ganhando uma nova versão elétrica de seus famosos ônibus de dois andares (double decker). O modelo, chamado de Jewel E, é criação da montadora de ônibus espanhola Beulas e da fabricante de motores elétricos Equipmake.
O veículo usa uma tecnologia de propulsão chamada Zero Emission Drivetrain (ZED), que é modular e escalável, permitindo o uso com diferentes tamanhos de ônibus. Essa plataforma já é usada em ônibus simples de Buenos Aires. O motor HTM 3500 tem um torque de 3.500 Nm a 1.000 rpm e potência máxima de 400 kW. O veículo ainda possui um sistema de resfriamento com água glicol que garante a segurança e a performance do motor, da bateria e do inversor.
O Jewel E terá uma bateria de 543 kWh, garantindo a impressionante autonomia de 402 km. Essa é a maior capacidade de bateria já anunciada para qualquer ônibus duplo com eixo único. Os testes com o veículo começam no último trimestre de 2021 e os veículos devem entrar em operação até março do ano que vem.
Londres começou a implementar ônibus elétricos cinco anos atrás. Hoje, já são 950 veículos do tipo circulando na capital britânica. No começo desta semana, o prefeito de Londres anunciou em um evento de ônibus elétricos que todos os ônibus de transporte público encomendados agora pela Transport for London, empresa pública que gerencia o transporte, serão elétricos. A ideia é que toda a frota de ônibus londrina seja elétrica até 2034. O governo britânico, como um todo, planeja inserir 4 mil ônibus elétricos de zero emissão na frota do país até 2024.