Empresa espanhola deixaria de existir como marca e teria como único legado a Cupra
A Seat está pela bola 7. A tradicional marca espanhola parte do Grupo Volkswagen teve praticamente sua morte selada pelo CEO da VW, Thomas Schäfer, durante o Salão de Munique – IAA Mobility 2023.
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Mas, pelo menos, a Seat terá uma morte digna como marca de automóveis ao deixar um legado. Em declaração dada à revista “Autocar” durante o motor show alemão, o CEO da VW disse que a montadora terá de escolher entre Seat e Cupra.
E ele próprio já sinalizou qual será a sobrevivente. “O futuro da Seat é a Cupra”, afirmou, categórico, Schäfer.
Ao que tudo indica, a então divisão esportiva da Seat terá vida própria. Segundo o executivo, trata-se da marca com maior potencial de crescimento e para receber investimentos.
Seat diz que continua “firme e forte”
Ainda pelas informações da reportagem da “Autocar”, a Seat pode virar uma recuperadora e recondicionadora de veículos de várias marcas do Grupo VW. Mais para a frente, uma divisão de baterias, dedicada à reparação, reutilização e reciclagem das peças.
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A Seat emitiu comunicado à imprensa europeia dizendo que “há relatos imprecisos em alguns meios de comunicação de que o Grupo Volkswagen vai parar de produzir carros sob a marca Seat”. No mesmo comunicado, a empresa disse que continua “firme e forte”.
Ainda de acordo com a marca espanhola, as vendas em 2023 atingiram quase 200 mil unidades, o que representa crescimento de 18% em relação ao ano passado. A fabricante também ratifica que se prepara para a eletrificação e que oferecerá híbridos plug-in nas futuras atualizações dos modelos Ibiza, Arona e Leon.
No próprio IAA Mobility, a marca mostrou o cupê-conceito e esportivo Cupra DarkRebel. Mas nada do nome Seat no modelo revelado em Munique…