BYD se torna a marca mais vendida na China

Fabricante supera Volkswagen no maior mercado de veículos do mundo em um mês onde Tesla dobrou suas vendas

Fernando Miragaya

Fernando Miragaya

Fabricante supera Volkswagen no maior mercado de veículos do mundo em um mês onde Tesla dobrou suas vendas

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Mudanças na liderança no maior mercado de veículos do mundo. As vendas de carros da BYD na China superaram as da Volkswagen em novembro. Desta forma, a fabricante se tornou a marca mais vendida em seu país natal.

As entregas no varejo da BYD totalizaram 152.863 unidades, de 1º a 27 de novembro. O crescimento da montadora é surpreendente, já que este número significa aumento de 83% nas vendas diárias em relação ao mesmo período de 2021 – mesmo com a base fraca de comparação, já que no ano passado a pandemia ainda afetava fortemente os emplacamentos.

Mais vendida, BYD passa a VW na China

No ranking das marcas, a BYD foi a mais vendida da China no varejo em novembro, ao superar a Volkswagen (143.602) e a Toyota (115.272). A montadora alemã registrou queda de 0,3% na mesma comparação com 2021, enquanto a japonesa anotou recuo de 0,5%.

No entanto, a Volks pode chamar o VAR. Se formos considerar grupos automotivos, a fabricante supera a BYD ao somar os 36.847 carros da Audi emplacados na China em novembro.

De qualquer forma, esta é a primeira vez que a BYD torna-se a marca mais vendida da China. A fabricante é uma das novatas (nasceu em 2003). Inclusive, também chegou só recentemente ao Brasil.

Outra marca que chamou a atenção nas vendas no maior mercado automotivo do mundo foi a Tesla. A fabricante estadunidense de elétricos quase dobrou seu volume em novembro em relação ao ano passado. Efeito direto na redução de preços dos Model 3 e Model Y e de outros incentivos.

Vendas na China vão desacelerar

Apesar da boa performance da BYD e da Tesla, a previsão é de uma desaceleração forte no mercado chinês. Analistas acreditam que a diminuição no reflexo dos incentivos governamentais para o consumo, assim como as novas restrições impostas devido ao aumento de casos de Covid-19, vão afetar os licenciamentos de automóveis no país.

As vendas gerais no varejo de carros produzidos na China caíram 7% em relação ao ano anterior em termos de médias diárias nas primeiras quatro semanas de novembro. Em comparação com as três primeiras semanas de outubro, a queda é de 3%.