Alemanha cortará subsídios para compra de carros elétricos em 2023

Governo avalia que rápido crescimento do mercado de carros elétricos dispensa necessidade de incentivos estatais

Redação AB

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Governo avalia que rápido crescimento do mercado de carros elétricos dispensa necessidade de incentivos estatais

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A Alemanha vai acabar com o subsídio para a compra de carros híbridos-plug in e reduzir o incentivo para carros elétricos puros em 2023. Na terça-feira, 26, o ministro da economia alemã, Robert Habeck, disse que o mercado tem crescido rápido e não precisa mais dos incentivos estatais.


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Com o novo plano, os generosos subsídios para carros elétricos puros que custam até € 40 mil serão reduzidos de € 6 mil para € 4.500 no início de 2023 e para € 3 mil ao longo do ano.

Para carros elétricos com preços acima de € 40 mil o subsídio será reduzido de € 5 mil para € 3 mil. A partir de 2024, não serão concedidos incentivos para a compra de carros com valores entre € 45 mil e € 65 mil.

“Os veículos elétricos estão cada vez mais populares e não serão mais necessários os subsídios estatais no futuro próximo”, disse Habeck, que assumiu a pasta em dezembro.

Fim do subsídio para carros elétricos híbridos plug-in

No final do ano, o governo alemão vai acabar com os incentivos para modelos híbridos plug-in. A medida é defendida por Habeck, que aponta que existem dúvidas sobre o benefício sustentável desses veículos.  

“Para a próxima fase de financiamento, estamos colocando um foco claro na proteção climática e concentrando o financiamento em veículos puramente elétricos a bateria”, disse o ministro da economia.

As vendas de carro elétricos puros na Alemanha quase dobraram para 328 mil em 2021 no comparativo com o ano anterior, em parte pelos incentivos. A frota do país ultrapassa os 600 mil elétricos puros. Contando os híbridos, o número passa de um milhão de veículos elétricos. E deve chegar a dois milhões neste ano.

A Volkswagen é líder de vendas de carros elétricos na Alemanha e detém 20,3% do mercado. Em seguida está a Tesla, com a fatia de 11,2% e em terceiro a Renault com 9,2% de participação.