Durante três anos veículos serão usados por empresa de táxi local. Expectativa é que tecnologia seja comercializada no futuro
Uma nova tecnologia de carregamento sem fio está sendo testada pela Volvo Cars na Suécia e pode ser tornar o futuro das estações de recarga para carros elétricos.
Durante três anos, uma pequena frota de carros Volvo XC40 Recharge 100%e elétrico será usada como táxi pela Cabonline, a maior operadora de táxi da região nórdica, e carregada sem fio em estações em Gotemburgo, Suécia.
Carregamento na rua e sem precisar sair do carro
As estações de carregamento em teste são da Momentum Dynamics, fornecedora líder de sistemas de carregamento elétrico sem fio. O carregamento começa automaticamente quando um veículo compatível estaciona sobre um carregador embutido na rua, permitindo que os motoristas carreguem sem sair do carro.
O eletroposto envia energia através do ‘charging pad’ e é captada por uma unidade receptora no carro. Para isso, o carro precisa estar alinhado com a base de carregamento. A Volvo facilitará essa questão com o uso do seu sistema de câmera de 360º disponível no SUV elétrico.
Para os carros XC40 Recharge elétricos, a potência de carregamento sem fio será superior a 40kW, com velocidade de carregamento quatro vezes mais rápida do que um carregador CA com fio de 11kW – e quase tão rápido quanto um carregador rápido com fio de 50kW DC.
No total, os carros Volvo serão usados por mais de 12 horas por dia e rodarão 100 mil km por ano, o que também torna este o primeiro teste de durabilidade de carros da marca totalmente elétricos em um cenário de uso comercial.
Zona eletrificada na cidade sueca
A inovação da Volvo é um dos muitos projetos da iniciativa estratégica “Gothenburg Green City Zone”, áreas dentro da cidade sueca que são usadas como bancos de teste em tempo real para o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis.
No ano passado, a montadora participou do lançamento do projeto de Gotemburgo, que visa alcançar o transporte livre de emissões até 2030. Usar uma cidade real como campo de testes permitirá que a empresa acelere o desenvolvimento de tecnologias e serviços nas áreas de eletrificação, mobilidade compartilhada, condução autônoma, conectividade e segurança.