Hyundai e Kia incentivam instalação de software contra ‘roubo do TikTok’

Vídeos em redes sociais expõem vulnerabilidade de carros pela falta de itens de segurança

Vitor Matsubara

Vitor Matsubara

Vídeos em redes sociais expõem vulnerabilidade de carros pela falta de itens de segurança

Imagem de Destaque

Hyundai e Kia estão convocando seus clientes a realizarem uma atualização de software que reforça a segurança de seus carros após os infames casos de “roubos do TikTok”.

A medida faz parte de uma campanha lançada por Hyundai e Kia em fevereiro para proteger sete milhões de veículos produzidos entre 2011 e 2022. As unidades em questão podem ser facilmente roubadas pela falta do imobilizador, um item de segurança que impede o motor de ser ligado sem a chave na ignição.


VEJA MAIS:

Kia EV9 é SUV elétrico que roda mais de 900 kmHyundai e Caoa revisam parceria comercial para concessionárias


Os roubos de veículos das marcas sul-coreanas explodiram após a publicação de vários vídeos no TikTok e no YouTube mostrando como destravar as portas, destravar a coluna de direção e ligar o motor apenas com o auxílio de uma entrada USB ou alguma ferramenta do tipo.

Além de roubos, autoridades de vários municípios nos Estados Unidos revelaram que os carros estão sendo utilizados para cometer outros crimes, como destruição do patrimônio público.

Campanha pretende aumentar número de atualizações

A fabricante está convocando proprietários de 37 mil carros para comparecerem a um estádio em Washington D.C., onde a Hyundai terá técnicos treinados para realizar a instalação e atualização do software que aumenta o nível de segurança dos veículos. A montadora estima que o serviço levará menos de uma hora para ser realizado.

De acordo com uma porta-voz da Hyundai, a ação é a primeira de uma série de eventos que devem ser realizados nos próximos meses em resposta a queixas de clientes sobre a atualização do software.


– Faça a sua inscrição no #ABX23 – Automotive Business Experience


Só que os proprietários também não estão comparecendo às concessionárias. Em junho, a Hyundai afirmou que apenas 9% dos veículos em questão passaram pela atualização de segurança, enquanto na Kia esse índice está em aproximadamente 11%.

Neste mês, a Hyundai estima que o índice está na casa de 17%, mesma porcentagem projetada pela Kia. A expectativa é que esses números cresçam significativamente após as ações realizadas em Washington D.C. 

Solução arcaica para resolver os “roubos do TikTok”

Embora a atualização de software proteja a maioria dos carros em questão, aproximadamente 700 mil veículos da Hyundai e 1,3 milhão de veículos da Kia não podem receber as mudanças por não contarem com o sistema de alarme interno, alvo da atualização desenvolvida pelas empresas.

Na tentativa de inibir os roubos, as montadoras recorreram a uma solução bastante inusitada ao fornecer travas de volante para seus clientes.