Cumprimento de padrões técnicos nacionais vai ajudar na tratativa com mercados estrangeiros
A Eve Urban Air Mobility, braço de carros voadores da Embraer, anunciou ao mercado que formalizou junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) o processo para obtenção de um Certificado de Tipo para o projeto de seu eVTOL (veículo elétrico de decolagem e pouso vertical). Obter essa documentação é um dos passos mais importantes para a empresa poder iniciar sua operação comercial, programada para 2026.
Com a certificação, a compania irá demonstrar cumprimento com padrões técnicos internacionais e requisitos de aeronavegabilidade. O certificado buscado pela Eve é o de “categoria normal”.
“A formalização do processo de certificação do eVTOL é um passo importante para a continuidade das discussões que vêm sendo realizadas entre Eve e Anac em direção à certificação do veículo para mobilidade urbana”, afirmou em nota Luiz Felipe R. Valentini, Chief Technology Officer da Eve.
“Além de demonstrar o compromisso da Eve com o desenvolvimento do projeto, permite que, juntas, as instituições evoluam na definição dos requisitos e meios de cumprimento aplicáveis à certificação”, disse.
As maiores ambições da Eve estão nos mercados estrangeiros. Segundo a empresa, a Anac possui parceria com a FAA (agência de aviação dos EUA), o que garante que, uma vez que a certificação nacional seja obtida, o processo para conseguir a internacional será mais tranquilo.
A Eve já possui 17 parcerias anunciadas e 1.735 aeronaves encomendadas, sendo uma das principais empresas do cenário internacional de eVTOLs. O plano da empresa é chegar a 2030 com um lucro de R$ 4,5 bi.