Fabricante de componentes mira produção de câmeras veiculares na unidade a partir de 2025
A fábrica que a ZF mantém em Limeira (SP) vem despontando como uma importante unidade produtiva da companhia na América do Sul. Ali serão produzidos componentes veiculares eletrônicos que a fabricante acredita ser as próximas tendências no mercado de peças originais (OEM).
Se lá no começo das operações da unidade era produzido apenas um único produto, no caso, módulos de controle de airbag para veículos leves, hoje a fábrica do interior paulista tem um número maior de componentes em sua oferta, como controladores de freios, controle de direção elétrica e ESC.
VEJA TAMBÉM:
– ZF inicia produção do ESC no Brasil
– ZF produz nova geração de módulos de airbag em Limeira
A localização da produção desses componentes com alto conteúdo tecnológico se dá no país da mesma forma como ocorreu lá atrás, com a produção dos módulos para airbag — demandas que surgem na esteira de novas regulamentações de segurança e exigências das montadoras.
Na segunda-feira, 13, a companhia anunciou que até 2025 produzirá no exterior câmeras veiculares para aplicação em diversas ferramentas de auxílio à direção. Ainda neste ano, a empresa pretende iniciar a produção do sistema de direção chamado steer-by-wire, que já detalhamos aqui.
“Os veículos serão mais seguros no futuro, uma vez que o mercado e as regulamentações pedem isso”, disse Plínio Casante, gerente sênior de engenharia de eletrônicos da companhia, em transmissão online. “E esses sistemas de auxílio ao motorista são fundamentais nesse sentido.”
Uma projeção da ZF indica que até 2027 cerca de 40% dos veículos produzidos no Brasil serão equipados com câmeras frontais inteligentes. “Caso novas exigências entrem em vigor, a aplicação de câmeras no mercado nacional poderá chegar a 100% até 2029″, completou Casante.