Fraudes em testes de segurança foram descobertas pela subsidiária Daihatsu e respingam no Yaris Cross
A Daihatsu, marca da Toyota, suspendeu todas as vendas de veículos. A decisão foi motivada depois de denúncias de que que os resultados dos testes de segurança e de emissões dos seus carros teriam sidos falsificados. A suspensão atinge o Yaris Cross, SUV baseado no Daihatsu Rocky e que será feito no Brasil em 2024.
A empresa tomou esta decisão depois de receber os resultados de uma investigação externa que identificou informações manipuladas em 25 tipos de testes a que foram submetidos modelos de veículos.
LEIA MAIS:– Marca da Toyota teria fraudado testes de segurança de carros– Toyota deve encerrar a produção do Etios para abrir espaço para novo SUV híbrido flex– Toyota vende quase 6 milhões de carros e deve bater recorde global
As irregularidades afetam um lote de 64 modelos Daihatsu e Toyota, assim como outros fabricados para as marcas Mazda e Subaru, de acordo com comunicado divulgado pelo grupo automotivo japonês.
A Daihatsu “decidiu suspender temporariamente as vendas de todos os modelos atualmente em produção, tanto no Japão como no exterior”, enquanto a Toyota “também decidiu suspender temporariamente as vendas dos modelos afetados”, indicou a empresa.
Em abril, a Daihatsu reconheceu a existência de irregularidades nos dados de segurança enviados aos reguladores sobre os testes de colisão em quatro modelos, relativos a um total de 88 mil veículos fabricados na Tailândia e na Malásia, em 2022 e 2023.