Toyota começará testes com Hilux elétrica na Tailândia

Atividades com primeiros protótipos serão iniciadas ainda neste ano

Redação AB

Redação AB

Atividades com primeiros protótipos serão iniciadas ainda neste ano

Imagem de Destaque

A Toyota realizará os primeiros testes com picapes elétricas na Tailândia até o final do ano.

A decisão teria sido motivada pelo rápido crescimento das marcas chinesas de carros elétricos no mercado tailandês, que é um tradicional produtor e consumidor de picapes.


VEJA MAIS

– Toyota traça plano para vender 3,5 milhões de carros elétricos a partir de 2030

– Toyota obtém lucro recorde de US$ 9 bilhões


Várias fabricantes da China vão produzir carros elétricos na Tailândia, de onde pretendem abastecer todo o mercado do sudoeste asiático e outros continentes.

As vendas de carros elétricos explodiram no país. O volume total quintuplicou no último ano, chegando a 73.741 unidades. A meta do governo tailandês é que, em 2030, os veículos movidos a eletricidade respondam por 30% de toda a produção de automóveis do país – ou seja, algo em torno de 600 mil a 700 mil unidades.

Protótipo existe, mas…

Um protótipo da Hilux elétrica foi apresentado em 2022, mas sua produção não foi confirmada até o momento. A Tailândia é um dos mercados mais importantes para a Toyota quando o assunto é carro elétrico.

Atualmente, a fabricante comercializa o SUV elétrico bz4X, mas suas vendas são insuficientes para incomodar as populares BYD e GWM, ambas da China.

Picapes elétricas serão testadas como táxis

Pras Ganesh, vice-presidente executivo da Toyota Daihatsu Engineering & Manufacturing, afirmou que os engenheiros estão trabalhando na adaptação das picapes elétricas para as condições locais.

A montadora também deve ampliar as operações de seu centro de pesquisa e desenvolvimento na Tailândia para desenvolver projetos de carros elétricos.

Segundo Ganesh, várias picapes elétricas serão testadas pelas ruas de Pattaya a partir do ano que vem. Inicialmente, elas serão utilizadas como táxis. 

“Vamos concentrar nossos esforços no segmento de transporte público local e nos serviços de delivery de last mile”, concluiu.