Time brasileiro usou BMW X5 para corrigir erros no projeto do iX

Equipe de engenheiros daqui reportou e corrigiu quase 1.000 falhas durante testes do SUV elétrico

Vitor Matsubara

Vitor Matsubara

Equipe de engenheiros daqui reportou e corrigiu quase 1.000 falhas durante testes do SUV elétrico

O iX é um dos projetos mais revolucionários da história da BMW. O SUV elétrico foi apresentado nesta semana no Brasil e suas vendas começam em março.

O que pouca gente sabe é que o projeto do iX contou com a ajuda de profissionais da BMW do Brasil. Segundo a empresa, o time “foi responsável pela validação de diversos itens de tecnologia globais do modelo, incluindo interface, comandos por gestos, voz e interação homem-máquina”.

Assim, o Brasil fez parte do time global de desenvolvimento liderado pela Alemanha e que conta com colaborações de Estados Unidos, Japão, China e Coreia do Sul.

Soluções para diferentes sistemas de acessibilidade

Aqui os trabalhos foram liderados por Herbert Negele, diretor de engenharia do BMW Group Brasil. O alemão coordenou os testes validação e solução de diversos problemas nos sistemas de entretenimento, comandos de toque, comandos por gestos, integração por aplicativos e interface de voz.

“O Brasil apresenta excelente nível de profissionais e todos os tipos de topografias necessários pra desenvolver e validar sistemas mundiais. Além de apoiar os processos globais, também aprimoramos a evolução com comandos de voz no português usado no Brasil com foco nos clientes locais”, declarou.

Correção de erros

Ao todo, foram reportados e corrigidos 966 problemas. A maior parte deles se referiu ao sistema de navegação, por conta das características das cidades brasileiras.

Em segundo lugar no ranking de problemas corrigidos estão os comandos de voz. Com esse desenvolvimento, os sistemas que equipam o BMW iX funcionam de forma muito mais natural e fluida.

Para não despertar a curiosidade alheia, um BMW X5 a diesel foi o veículo utilizado como “mula” pelo time de engenharia para realizar o desenvolvimento. O SUV trazia todo o sistema eletrônico do iX e rodou cerca de 40 mil quilômetros para executar as mais variadas testagens.

A maior parte das atividades foi realizada em Araquari (Santa Catarina, onde fica a fábrica do BMW Group), mas testes tambem foram feitos no Paraná, São Paulo, Goiás, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Além dos testes de rodagem, a empresa também fez exercícios de bancada dos sistemas. Por dispensarem a necessidade de condução, as avaliações foram feitas com frequência de 24 horas durante todos os dias da semana.

A BMW diz que, além de ajudarem no desenvolvimento, esses dados são armazenados no banco de dados do grupo e auxiliam os sistemas em todas as partes do mundo.