Filosa: diretoria composta por 23 responsáveis por diversas áreas, marcas e produtos da Stellantis na América do Sul
Cerca de quatro meses depois da conclusão da fusão entre PSA e FCA que deu origem ao Grupo Stellantis, foi divulgada na quinta-feira, 13, a composição da diretoria da empresa na América do Sul, que até o momento só tinha confirmado Antonio Filosa para comandar as operações na região, indicado em janeiro juntamente com toda a direção global da nova companhia. Foi feita uma composição de 23 nomes que já integravam o quadro executivo da FCA ou da PSA. Alguns permaneceram na mesma função que tinham antes e todos respondem diretamente a Filosa.
A composição da diretoria na América do Sul vinha sendo discutida internamente há meses e alguns nomes e funções já eram conhecidos e divulgados pelos próprios executivos em suas páginas no LinkedIn, como foi o caso dos novos responsáveis pelas marcas Peugeot e Citroën em informação adiantada por Automotive Business na quarta-feira, 12.
“São colegas que trazem das duas antigas empresas um volume enorme de conhecimentos, competências, além de inúmeras oportunidades de sinergias, que representam um capital gigantesco para a Stellantis. São agora responsáveis pela condução das estratégias em suas respectivas áreas, focados integralmente nos clientes, nos alinhamentos globais e regionais, na busca de sinergias e de resultados e na consolidação de um forte espírito de equipe”, destacou Antonio Filosa.
A DIRETORIA DA STELLANTIS AMÉRICA DO SUL
Responsáveis por diretorias de áreas da Stellantis América do Sul: (no alto, da esq. à dir.) Cristiani Campos (Planejamento e Sinergias), Emanuele Cappellano (Finanças), Juliano Almeida (Compras), (embaixo, da esq. à dir.) Erica Baldini (Recursos Humanos), Marcio Tonani (Engenharia), Peter Fassbender (Design), Pierluigi Astorino (Manufatura)RESPONSÁVEIS POR DIRETORIAS DO GRUPO NA AMÉRICA DO SUL
• Presidente/COO: Antonio Filosa
• Planejamento e Sinergias Cristiani Campos
• Finanças: Emanuele Cappellano
• Recursos Humanos & Transformação: Erica Baldini
• Comunicação: Fabrício Biondo
• Customer Experience: Geraldo Barra
• Compras & Supply Chain: Juliano Almeida
• Jurídico e Relações Institucionais: Márcio de Lima Leite
• Centros Técnicos de Engenharia: Marcio Tonani
• Peças de Reposição e Serviços: Paulo Solti
• Design: Peter Fassbender
• Manufatura: Pierluigi AstorinoDIRETORIAS DE MARCAS, PRODUTOS E OPERAÇÕES COMERCIAISResponsáveis por marcas e produtos da Stellantis América do Sul: (no alto, da esq. à dir.) Vanessa Castanho (Citroën), Alexandre Aquino (Jeep), Herlander Zola (Fiat), (embaixo, da esq. à dir.) Frederico Bataglia (Marketing & Comunicação de Marcas), Felipe Daemon (Peugeot), Breno Kamei (Ram e Planejamento de Produtos)
• Fiat América do Sul e Operações Comerciais Fiat Brasil: Herlander Zola
• Jeep América do Sul: Alexandre Aquino
• Ram e Programas e Planejamento de Produtos América do Sul: Breno Kamei
• Operações Comerciais Jeep/Ram/Dodge/Chrysler Brasil: Everton Kurdejak
• Operações Comerciais da Fiat/Jeep/Ram Argentina: Martin Zuppi
• Peugeot América do Sul: Felipe Daemon
• Citroën América do Sul: Vanessa Castanho
• Operações Comerciais Peugeot/Citroën Brasil: André Montalvão
• Operações Comerciais Peugeot/Citroën/DS Argentina: Gabriel Cordo Miranda
• Marketing & Comunicação de Marcas América do Sul: Frederico Battaglia
• Operações Comerciais Chile: Vincent Forissier
• Importadores Andina & América Central: Fernando Varela