Foi produzida na fábrica de Porto Real primeira base de novos Peugeot e Citroën
O Grupo PSA informa que produziu na quinta-feira, 18, na fábrica de Porto Real (RJ) a primeira CMP (Common Modular Platform), plataforma global modular sobre a qual a partir de 2021 serão feitos novos modelos das duas marcas da empresa, Peugeot e Citroën. Por causa da pandemia de coronavírus, a produção na planta está paralisada desde março, com retomada prevista para o próximo dia 23, mas uma equipe permaneceu trabalhando no projeto.
Segundo a empresa, embora não esteja prevista a produção em série ainda este ano de nenhum carro sobre a CMP, o desenvolvimento segue o cronograma original e a plataforma já pode receber protótipos de carrocerias de futuros lançamentos. A planta recebe investimentos de R$ 220 milhões e passou por importante transformação industrial no fim de 2019 para acomodar a CMP e introduzir novos processos em sua linha.
A CMP vem sendo desenvolvida pelo Grupo PSA há cerca de cinco anos, concebida para a produção sobre uma única base de todos veículos compactos (segmento B), média gama (C) e SUVs compactos das marcas da empresa, podendo receber powertrain multienergia – motor a combustão, híbrido ou 100% elétrico. Alguns modelos fabricados sobre a CMP já foram lançados na Europa, como a nova geração do Peugeot 208 apresentado no início de 2019 com motorização gasolina, diesel e elétrica.
O novo 208 será o primeiro carro que a PSA produzirá sobre a CMP na América Latina, na fábrica de El Palomar, Argentina, que já iniciou a produção do modelo para ser introduzido nos mercados brasileiro e argentino até o fim deste ano. Em Porto Real, o primeiro modelo fabricado sobre a CMP ainda não foi confirmado pela PSA, mas um forte candidato é o novo SUV compacto Peugeot 2008, uma vez que a fabricação do 208 será transferida para a Argentina – que retomou atividades também nesta quinta-feira, 18. Novo Peugeot 2008 apresentado na Europa em 2019: poderá ser brasileiro ou argentino
FÁBRICAS E MODELOS DIFERENTES
Em nota, o presidente do Grupo PSA no Brasil e na América Latina e membro do comitê executivo da companhia, Patrice Lucas reforça a tese de que as fábricas na Argentina e no Brasil vão seguir produzindo modelos diferentes: “Os produtos fabricados em Porto Real e em Palomar tendo como base a CMP serão complementares e distintos”, afirmou. A empresa confirma que os carros lançados em cada planta serão diferentes, mas que ambas estarão aptas a produzir veículos de vários segmentos e marcas do grupo, sejam eles hatches, sedãs ou SUVs.
“Por ser uma plataforma muito moderna e altamente flexível, a CMP abre uma série de possibilidades para a nossa produção na América Latina. A sua variante introduzida recentemente em nossa fábrica de Palomar, na Argentina, dará origem, em breve, à produção do novo Peugeot 208. Já da variante da plataforma implantada em Porto Real, serão lançados outros produtos inéditos”, confirma Lucas na nota. “Cada unidade continuará tendo sua importância na produção para os mercados locais e para exportação. Com isso, continuaremos com um esquema industrial muito eficiente na América Latina”, completa. Novo hatch Peugeot 208 será produzido na Argentina
TRANSFORMAÇÃO EM PORTO REAL
A produção em Porto Real foi paralisada entre novembro e janeiro passado para a introdução de diversos novos processos e modernizações, para acomodar a CMP, dentro do programa de investimentos de R$ 220 milhões iniciado em 2019.
O investimento contempla a instalação de 30 novos robôs, especialmente na área da chaparia (solda de carrocerias), que se somam aos 245 já existentes. Também neste setor foi acomodado um processo inédito para a produção tanto dos novos veículos sobre a CMP quanto os montados na atual plataforma BVH1 (Peugeot 208 e 2008 e os Citroën C3, Aircross e C4 Cactus), que seguem sendo produzidos este ano. As áreas de pintura e montagem final também receberam melhorias de eficiência.