Para elevar vendas de elétricos, Ford retira restrições de concessionárias

Em 2022, montadora criou rede exclusiva para carros movidos a baterias nos EUA, mas agora todas as lojas podem comercializar VEs

Redação AB

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Em 2022, montadora criou rede exclusiva para carros movidos a baterias nos EUA, mas agora todas as lojas podem comercializar VEs

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A partir do segundo semestre, todos os concessionários da Ford nos Estados Unidos poderão vender os modelos elétricos. A medida, que entra em vigor em 1º de julho, desfaz requisitos anteriores que só permitiam que os revendedores vendessem veículos elétricos, como a picape F-150 Lightning e o SUV Mustang Mach-E se investissem uma determinada quantia em treinamento e infraestrutura.

Em 2022, a montadora informou que uma revenda deveria investir entre US$ 500 mil e US$ 1 milhão em equipamentos de carregamento caros e outros programas. Neste contexto, cerca de metade dos 2,8 mil concessionários se habilitaram para comercializar elétricos. 


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“Queremos tornar estes veículos mais acessíveis a todos”, disse Marin Gjaja, diretor de operações do negócio de veículos elétricos da empresa, sobre a mudança nos requisitos.

“Há sempre uma curva de aprendizagem com uma nova tecnologia e a introdução de elétricos de uma forma simples e descomplicada ajuda a remover muitas das barreiras percebidas com as quais os nossos concessionários e clientes estão preocupados”, completou o executivo à agência de notícias Reuters.

A transição de modelos a combustão interna para os eletrificados foi diferente do que muitos executivos do setor automotivo esperavam. Com isso, fabricantes como a Ford priorizaram a produção de híbridos, uma vez que a taxa de crescimento das vendas desses modelos ultrapassou as dos veículos elétricos puros.

Na montadora, as vendas de híbridos nos EUA aumentaram 25,3% de 2022 para 2023, enquanto as vendas de elétricos cresceram 17,9% no mesmo período.

Gasto maior nas concesssionárias

O CEO da Ford, Jim Farley, disse que a Ford gasta cerca de US$ 2 mil por veículo a mais do que a Tesla por causa de seu modelo de concessionária franqueada. A empresa de Elon Musk usa a venda online e não investe em uma rede de revendedores. 

Os concessionários que investiram nas lojas específicas para elétricos agora se sentem incomodados. Lojistas da Ford ouvidos pela Reuters afirmam que estão com problemas para transferir os veículos elétricos de seus lotes para os clientes e até recusam remessas de VEs alegando prejuízo.

Scott Kunes, COO de um grupo de concessionárias do Centro-Oeste que vende veículos Ford entre várias outras marcas, foi um dos 1.400 revendedores que aderiram ao programa. Ele estava preocupado com a demanda de veículos elétricos e concentra o investimento nas duas maiores lojas que tem, em Wisconsin e Illinois.

“Os revendedores têm alertado há algum tempo que a demanda por veículos elétricos simplesmente não existe”, disse Kunes.