Ônibus elétrico da Volvo é meio brasileiro e chega em 2023

Lançado na Europa em 2021, chassi para modelos urbanos contou com atuação da engenharia brasileira em seu projeto

Bruno de Oliveira

Bruno de Oliveira

Lançado na Europa em 2021, chassi para modelos urbanos contou com atuação da engenharia brasileira em seu projeto

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A Volvo integrará em 2023 o rol de fabricantes de ônibus elétricos com oferta no mercado brasileiro, que já conta com Mercedes-Benz, Eletra, BYD e Volkswagen Caminhões. Chegará ao país no ano que vem o chassi para modelos urbanos chamado BZL que, apesar de ser uma plataforma global, teve metade do seu processo de desenvolvimento realizado por funcionários brasileiros da fábrica que a empresa mantém em Curitiba (PR).

Os primeiros lotes do chassi, que está no momento em fase de homologação para o mercado local, serão de unidades importadas da Suécia. De acordo com Fabiano Todeschini, presidente da Volvo Buses América Latina, a produção local do BZL seguirá o mesmo projeto do modelo global, com o piso baixo e pacotes de baterias instalados no teto do veículo.

“Podemos dizer que ele é metade brasileiro, considerando que metade do processo de desenvolvimento foi realizado pela nossa engenharia”, contou o executivo na terça-feira, 9, durante a Lat.Bus Transpúblico, feira de transporte realizada no São Paulo Expo, em São Paulo.

Chassi integra atual ciclo de investimento

O seu desenvolvimento, inclusive, foi financiado por pelo aporte mais recente anunciado pela montadora, de R$ 1,5 bilhão até 2025. O chassi, inclusive, já passou por testes em países vizinhos, como o Chile e, em breve, em Bogotá, na Colômbia. O investimento também financiou o desenvolvimento da nova plataforma Euro 6 da companhia, apresentada no evento.

O chassi B51OR, que estreia no mercado nacional também em 2023, tem aplicação em modelos rodoviários e é equipado com motor de 13 litros que atende às diretrizes da norma de emissões Euro 6. O conjunto, assim como a caixa i-shift, é a mesma que a montadora emprega em seus caminhões pesados.

Voltando para o modelo elétrico BZL, o chassi é equipado com dois motores de 200kW instalados na parte traseira. Foi projetado para carrocerias de 9 a 13,2 metros de comprimento, com capacidade para transportar até 90 passageiros. No exterior, a montadora emprega o veículo em negócios que envolvem a oferta da energia das baterias.