T6 Methane Power, da New Holland, foi testado no Brasil
O primeiro trator comercial movido a gás metano do mundo já está em fase final de testes e chegará ao mercado até metade deste ano. As primeiras unidades do T6 Methane Power, da New Holland, serão entregues a clientes da Alemanha, França, Itália, Reino Unido, Bélgica, Holanda e Luxemburgo, mercado nos quais a produção de biogás está mais avançada.
Para o mercado sul-americano, a previsão é que T6 esteja disponível para importação a partir de 2022, especialmente para Brasil e Argentina. Não há planos de fabricá-lo no Brasil por enquanto, apesar de já ter sido estado por aqui. O primeiro protótipo foi apresentado na feira Agritechnica, na Alemanha, em 2019.
Um dos maiores atrativos para o trator a metano é poder abastecê-lo com o biogás que é gerado dentro da propriedade rural, geralmente por meio de um biodigestor, o que traz benefícios tanto econômicos quanto ambientais. Segundo a CNH Industrial, dona da marca New Holland, esse equipamento ainda possui custos operacionais menores do que o trator convencional.
O protótipo que foi testado no no Brasil, um T6.180, utiliza o metano gerado através da biomassa renovável produzida na usina de biogás disponível na fazenda. Ele tinha um motor de seis cilindros produzido pela FPT Industrial, com potência máxima de 180 cv e torque de 750 Nm. A autonomia estimada é de pelo menos meio dia de trabalho durante a operação normal.
“A tecnologia de propulsão por biometano oferece inúmeras vantagens ambientais, incluindo a redução de até 80% das emissões em comparação com um motor diesel padrão. Ao usar o biometano, o impacto de carbono da máquina é virtualmente zero, e uma redução de custos entre 25% e 40% pode ser alcançada quando comparada com os combustíveis convencionais”, afirma Nilson Righi, gerente de portfólio agrícola da CNH Industrial.