Fábricas da Toyota no Brasil produziram 48% mais em 2021

Produção somada das unidades de Sorocaba e Indaiatuba, no interior de São Paulo, chegou a 172 mil unidades

Redação AB

Redação AB

Produção somada das unidades de Sorocaba e Indaiatuba, no interior de São Paulo, chegou a 172 mil unidades

Imagem de Destaque

A produção de veículos da Toyota no País, que acontece por meio das fábricas de Indaiatuba e Sorocaba, ambas em São Paulo, cresceu 48% em 2021 sobre o volume produzido pela montadora em 2020. No ano passado saíram das linhas da fabricante cerca de 172 mil unidades dos modelos Corolla, Corolla Cross e Yaris.

“O ano de 2021 se mostrou mais desafiador do que as nossas projeções mostravam. Seguimos nos reinventando para superar as dificuldades e mantemos diálogo franco e aberto com nossos colaboradores, concessionários, fornecedores, governo e outros agentes da sociedade”, disse o presidente Rafael Chang.

A montadora credita o desempenho positivo ao gerenciamento logístico de componentes durante a pandemia e a crise dos chips. Também contaram a favor as demandas por veículos Toyota fabricados no Brasil na América Latina, para onde são exportados. Os pedidos externos, inclusive, levaram a empresa a abrir o terceiro turno em Sorocaba.

Projeção de vendas indica alta em 2022

De acordo com dados da montadora, divulgados na terça-feira, 8, cerca de 35% do volume produzido nas duas fábricas mantidas no Brasil teve como destino o mercado externo, principalmente Argentina, Colômbia, Peru, Chile, Paraguai e Uruguai.

No balanço, a montadora também comemorou alguns marcos importantes em 2021. Um deles é o marketshare de 56,6% no segmento de veículos eletrificados, no qual concorre com as versões híbridas flex dos modelos Corolla e Corolla Cross.

Para 2022, a Toyota projeta um crescimento de cerca de 12% nas vendas no país. Para isso, informou por meio de comunicado, “concentrará esforços na conquista e retenção de longo prazo de seus clientes baseada na oferta de um portfólio prático e sustentável de produtos e serviços”.