Foram emplacadas 189 mil unidades no mês em que o pacote de descontos do governo entrou em vigor
No mês em que o governo federal criou o pacote de descontos para veículos novos, foram emplacadas no país 189,5 mil unidades, um resultado que representou crescimento de 7,3% sobre o resultado registrado em maio. Os dados são do Renavam, acessados pela reportagem na segunda-feira, 3. Na comparação com junho do ano passado, a alta foi de 6%.
VEJA TAMBÉM:
– Para montadoras, frotistas devem acelerar as vendas de veículos do pacote de incentivos
– Governo estuda incentivo fiscal para produção de baterias para veículos elétricos no Brasil
– Governo pretende arrecadar R$ 5,5 bilhões com IPI de automóveis
Segundo fonte ligada ao setor de distribuição de veículos, houve um aumento significativo do ritmo dos emplacamentos nos últimos dias do mês. Se nos primeiros dias os licenciamentos estavam em um patamar de 7 a 8 mil unidades/dia, na última semana foi de 14 mil unidades até 27 mil unidades, como registrado na sexta-feira, 30.
Nesse dia especificamente, de acordo com o interlocutor, 17 mil unidades do total licenciado foram emplacadas por clientes pessoa jurídica, o que acabou elevando a média dos emplacamentos na reta final do mês.
Não foi por acaso. Na sexta-feira o governo publicou no Diário Oficial da União (DOU) as alterações da medida provisória que deu vida ao pacote de descontos — o novo teto de R$ 800 milhões e a abertura dos incentivos também para pessoas jurídicas.
Uma outra fonte, esta ligada ao segmento de locação, contou que várias montadoras começaram a faturar para as locadoras mesmo antes da atualização do texto da medida provisória. A Localiza, por exemplo, teria emplacado 9 mil veículos apenas na sexta-feira, o que turbinou os números do mês.
– Faça a sua inscrição no #ABX23 – Automotive Business Experience, o maior encontro do ecossistema automotivo e da mobilidade
É preciso ver agora como se comportarão as montadoras nos próximos dias, sobretudo as que tinham paradas das linhas programadas para acontecer nesta semana, caso o pacote de incentivos continuasse restrito aos clientes pessoa física.