Coreana tem nova versão do caminhão Xcient zero emissão e japonesa reaproveitou tecnologia de célula de combustível criada para o sedã Mirai
A Hyundai e a Toyota apresentaram na Advanced Clean Transportation Expo seus projetos de célula de combustível de hidrogênio para caminhões. O evento, que ocorreu entre 2 e 4 de maio na Califórnia, EUA, reuniu as principais tendências de tecnologia para o transporte comercial do mundo.
A sul-coreana Hyundai revelou como será a nova versão do caminhão Xcient Fuel Cell Classe 8 movido a hidrogênio. E delineou seu plano de negócios para distribuir o veículo e explorar uma infraestrutura de abastecimento.
A primeira versão do Xcient foi lançada em 2020 na Suíça e caiu no gosto de diversos varejistas. Atualmente, o modelo opera na Alemanha, Israel, Coréia do Sul e Nova Zelândia, com mais de 6,4 milhões de quilômetros operacionais, de acordo com a montadora.
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A fabricante destacou ainda que o Xcient é o único modelo elétrico a célula de combustível para o segmento de pesados com histórico comprovado de aplicação no mundo real.
A Hyundai vai implantar mais 30 caminhões a hidrogênio
A Hyundai implantará 30 dos caminhões no norte da Califórnia este ano como parte do projeto “Operações de Caminhões Regionais de Emissão Zero com Caminhões Elétricos a Célula de Combustível” na tradução livre.
Trata-se de uma colaboração público-privada que pretende construir uma estação de reabastecimento de hidrogênio e oferecer benefícios econômicos e de saúde para uma comunidade vulnerável de Oakland. A primeira entrega de caminhão está prevista para junho.
Demanda por tecnologia de célula de combustível zero emissão
Já a Toyota vai aproveitar a tecnologia de célula de hidrogênio que desenvolveu para o sedã Mirai para utilizar em caminhões da Paccar.
A parceria entre as empresas se baseia na crescente demanda por tecnologia de célula de combustível de zero emissão, uma vez que a Califórnia começou a eliminar gradualmente caminhões a diesel.
O estado norte-americano exigirá que 5% das novas vendas de caminhões Classe 7 e Classe 8 sejam de veículos de emissão zero a partir do próximo ano.
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A Kenworth planeja colocar o trem de força da Toyota em seu semitrator T680, um veículo considerado um burro de carga da indústria. As primeiras entregas estão previstas para 2024 e a fabricante planeja fabricar o trem em uma fábrica de Kentucky ainda em 2023.
As vendas de caminhões com célula de combustível nos EUA ainda enfrentam uma barreira que é a escassez de postos de abastecimento de hidrogênio nas principais rotas de caminhões.
De acordo com o Departamento de Energia do país, existem atualmente apenas 60 postos de hidrogênio, localizados principalmente na área urbana da Califórnia.
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