Hyundai Caoa traz de volta HD 78 como HD 80

Caminhão chega por R$ 118,8 mil com motor diesel que dispensa Arla 32

Redacao AB

Redacao AB

Caminhão chega por R$ 118,8 mil com motor diesel que dispensa Arla 32

Imagem de Destaque

A Hyundai Caoa traz de volta seu caminhão leve, rebatizado de HD 78 para HD 80. O veículo recebeu novo motor diesel 3.0 biturbo com 170 cavalos e teve o peso bruto total (PBT) ampliado de 7,8 para 8 toneladas, daí a troca de nome. O preço sugerido é de R$ 118,8 mil.
O motor é fornecido pela FTP Industrial e utiliza tecnologia EGR, que dispensa o uso de aditivo Arla 32. A transmissão é manual de cinco marchas. Com o HD 80 a Hyundai Caoa espera atender autônomos, frotistas e órgãos governamentais. Seu chassi pode receber baús para carga seca, isotérmicos, frigoríficos, food trucks, carrocerias abertas, plataformas de guincho e cestos aéreos para manutenção de redes elétricas, por exemplo.

O modelo é produzido na Caoa Montadora em Anápolis (GO), ao lado do caminhão semileve HR e dos utilitários esportivos Tucson, New Tucson e ix35. A fábrica passou por mudanças para montar o novo caminhão.
Segundo a Caoa foram instaladas novas linhas de rebitagem e pintura. A empresa também adotou equipamentos para a realização de torque nos parafusos de itens de segurança, como rodas e dos eixos.

No trim shop, seção onde a carroceria recebe peças mecânicas e itens de acabamento, vários processos foram readequados para ser compartilhados entre o HD 80 e o HR, como a montagem final da carroceria. Por fora o HD 80 recebeu nova grade dianteira. O interior teve o quadro de instrumentos e o console central redesenhados. O caminhão ganhou também computador de bordo.

O Hyundai HD 80 traz agora freios pneumáticos em vez de hidráulicos e sistema antitravamento (ABS) de série. Os eixos e as suspensões passaram por mudanças. Forma revistos os feixes de molas, amortecedores e barras estabilizadoras dianteira e traseira. O caminhão tem garantia de um ano sem limite de quilometragem e assistência 24 horas durante estes 12 meses.
As alterações desenvolvidas pela Caoa Montadora, pela Hyundai Motor Company e por fornecedores como Magneti Marelli, Modine, Dana, Master, Suspensys e Wabco, entre outros.
O HD 78 aguardava mudanças desde 2012, quando deixou de ser montado por falta de um motor Euro 5. Durante muito tempo a companhia vendeu o estoque de caminhões Euro 3, montados até dezembro de 2011. Em maio de 2017 o HD 80 foi mostrado na Agrishow, principal feira agropecuária do País. Mas chega ao mercado somente agora.