GWM lança Ora 03, que entra na briga dos carros elétricos mais baratos do Brasil

Oferecido em duas versões e em série especial, veículo chega a partir de R$ 150 mil para encarar BYD Dolphin e SUVs compactos a combustão

Marcus Celestino

Marcus Celestino

Oferecido em duas versões e em série especial, veículo chega a partir de R$ 150 mil para encarar BYD Dolphin e SUVs compactos a combustão

Imagem de Destaque

Ele já havia dado o ar da graça no Festival Interlagos, que ocorreu em agosto. No entanto, só agora a GWM lança o Ora 03 — veículo de sua quarta marca a ser vendida no país. E, vale salientar, prometendo uma ofensiva para desbancar o rival BYD Dolphin e abocanhar clientes de SUVs compactos a combustão.

O modelo da GWM, que deve ser produzido no Brasil caso demonstre potencial para atingir patamar de 15 mil vendas anuais, estará disponível em duas versões: Skin e GT BEV. Há ainda a edição especial Skin Copacana, limitada a 200 unidades, que celebra o centenário do tradicional hotel Copacana Palace.


– Últimas vagas para o #ABX23 – Automotive Business Experience. Garanta a sua aqui


Veja os preços de cada uma das configurações, que começam a ser entregues aos clientes a partir de dezembro:

  • – Ora 03 Skin – R$ 150.000
  • – Ora 03 Skin Copacabana – R$ 150.000 (sem teto panorâmico)
  • – Ora 03 Skin Copacabana – R$ 160.990 (com teto panorâmico)
  • – Ora 03 GT BEV – R$ 184.000

Tais valores posicionam o Ora 03 como um dos carros elétricos mais baratos do Brasil. A título de comparação, o rival direto, o BYD Dolphin, foi lançado por R$ 149.800.

Além disso, de acordo com a GWM, seu novo modelo mira consumidores que anseiam por adentrar na seara de elétricos. Ou vislumbram veículo na faixa de R$ 150 mil a R$ 200 mil.

 

Your browser doesn’t support this video format.

Oswaldo Ramos, COO da GWM, fez questão de frisar que estes, contudo, são os preços de lançamento do Ora 03. Quando questionado sobre uma possível redução nos valores, por conta de uma eventual guerra com a concorrência, foi enfático. 

“Dentro de nossa estratégia, esses preços hoje anunciados são os de lançamento, e depois podemos fazer reajustes conforme questões macroeconômicas”, frisou. “Adotamos uma estratégia de preço justo. Até mesmo porque não queremos prejudicar os primeiros consumidores, que são os grandes embaixadores do carro”, completou o executivo.

Ramos salientou ainda que uma redução nos preços é inviável. “A menos que o câmbio caia pela metade, o que é impossível de acontecer”, disparou.

Ora 03 mira na geração Z

Com preços na faixa de R$ 150 mil a R$ 190 mil, a GWM adiciona ao balaio de concorrentes do Ora 03 SUVs compactos a combustão, como Jeep Renegade, Honda HR-V e Volkswagen T-Cross. Tal se dá pela aposta na geração Z, que olha, em tese, com mais carinho para tópicos como sustentabilidade.


LEIA MAIS:
– Deu a louca no patrão: Hyundai reduz preços de eletrificados em até R$ 50 mil
– Eletrificação impacta setor de autopeças e força reinvenção nas empresas


Justamente por isso, a empresa irá investir em campanhas de divulgação do Ora 03 nas redes sociais. “Queremos atingir jovens, que são heavy users dessas ferramentas e têm presença maciça nos serviços de streaming”, salientou Oswaldo Ramos.

Autonomia varia entre versões do novo elétrico da GWM

Todas as versões do Ora 03 são equipadas com o mesmo motor elétrico, que produz 171 cv de potência e 25,5 kgfm de torque. A principal diferença entre as configurações está na capacidade da bateria.

O Ora 03 Skin, por exemplo, tem uma unidade 48 kWh e cinco modos distintos de condução, enquanto o GT dispõe de uma de 63 kWh e seis modos de condução. No ciclo WLTP, o primeiro tem 300 km de autonomia, enquanto o segundo 400 km.

Vale ressaltar, contudo, que, de acordo com a GWM, ainda não foi feita a aferição de alcance pelo Inmetro.

As duas configurações têm possibilidade de carregamento rápido, que varia de 10% a 80% em até cinco horas em um carregador AC, ou 50 minutos em um carregador DC.

Ora 03 é generoso em conforto e segurança

O Ora 03 não economiza em recursos, vindo equipado com sete airbags, bancos com massageadores e ventilação, além de outras várias funcionalidades de segurança. O modelo pode oferecer assistente de estacionamento automático, teto solar panorâmico e central multimídia compatível com Android Auto e Apple CarPlay.

Além disso, segundo a montadora, o Ora 03 é “altamente customizável”. O interior da versão Skin, por exemplo, pode vir em cinza e azul, off-white e marrom, preto com costuras azuis ou em gelo e vermelho.

Já a configuração GT vem sempre com o interior preto e vermelho, para a alegria de torcedores do Flamengo e para a decepção de um tricolor, como é o caso do escriba.

Embora comece a ser entregue aos consumidores apenas em dezembro, o Ora 03 segue em pré-venda por meio do Mercado Livre. O sinal é de R$ 9 mil. Segundo Oswaldo Ramos, cerca de 300 clientes já fizeram a reserva do veículo.

Para finalizar, é fundamental destacar que a oferta da GWM chega ao mercado em um momento em que os veículos elétricos ganham cada vez mais terreno, especialmente no segmento de luxo, e ficam mais, digamos, “baratos”.

Este lançamento indica, ao menos por ora, que a empresa está pronta para competir com marcas já estabelecidas, com a possibilidade de abocanhar vendas de SUVs compactos de estirpe. A ver.