Montadora e trabalhadores divergem nas negociações sobre pagamento de participação nos lucros
Entrou no décimo dia a greve dos trabalhadores da Renault de São José dos Pinhais (PR), onde a montadora mantém produção de veículos leves, comerciais e componentes. Na segunda-feira, 16, a fabricante apresentou uma série de propostas aos pleitos dos funcionários, que foram declinadas em assembleia.
Dentre os itens apresentados na proposta da Renault ao sindicato dos metalúrgicos local estava reajuste salarial do quadro de funcionários da área da logística, reajuste no cálculo salarial para os funcionários da área de qualidade e manutenção e reajustes em benefícios, como vale-mercado.
Metas fazem greve na Renault continuar
A discordância entre as partes se deu no ponto principal da greve, que é a garantia de valor mínimo de R$ 22,3 mil do Programa de Participação dos Resultados (PPR) desvinculado de qualquer meta de produtividade. A Renault concorda em pagar o valor uma vez que a produção do ano alcance cerca de 198,5 mil unidades.
“Tivemos nos últimos dois anos uma perda salarial esmagadora, sem contar a perda de doi mil postos de trabalho no período. A perda de renda chegou a 25%”, disse Sérgio Butka, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba.
No complexo industrial formado por quatro unidades, opera um quadro formado por 5 mil trabalhadores. Com a greve na Renault, deixaram de ser produzidos, em dois turnos, 5 mil veículos e 6.800 motores desde o início da paralisação, segundo a própria montadora. No Paraná, além dos blocos e cabeçotes dos motores, são feitos os modelos de passeio Kwid, Sandero e Logan, os SUVs Duster e Captur, a picape Duster Oroch e o utilitário Maste.
Ainda está previsto para ser produzido na unidade um novo modelo SUV, cujo valor de investimento segue oculto por trás do biombo corporativo. O último ciclo, anunciado no ano passado, foi de R$ 1,1 bilhão e foi aplicado no lançamento do novo Renault Captur, e as versões 2023 do compacto Kwid, do utilitário Master, do SUV Duster e do elétrico Zoe E-tech.