Great Wall pede ajuda para encontrar fornecedores no Brasil

Montadora chinesa articula com o Sindipeças construção de cadeia de provedores locais de componentes

Bruno de Oliveira

Bruno de Oliveira

Montadora chinesa articula com o Sindipeças construção de cadeia de provedores locais de componentes

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A Great Wall avança no seu processo de busca por fornecedores nacionais de componentes para os modelos que produzirá na fábrica de Iracemápolis (SP). Em reunião com representantes do Sindipeças realizada nesta semana, a empresa apresentou seus planos para a unidade.

A partir de então, a entidade setorial vai prospectar empresas que possam compor a cadeia produtiva da montadora. Estiveram no Sindipeças James Yang, chefe das operações da GWM no Brasil, Frank Hagele, diretor da fábrica, e Ricardo Bastos, diretor de assuntos governamentais, que conversou com Automotive Business.

Fábrica de Iracemápolis começa a operar em 2024

Segundo o executivo, a montadora pretende ter até o meio do ano a lista de fornecedores com os quais deverá iniciar sua operação de montagem em Iracemápolis. O começo das atividades industriais está programado para 2024.

“Já temos um fornecedor de logística, ainda precisamos nomear os demais para a área produtiva. Até o meio do ano temos que estar com tudo isso rodando”, disse Bastos. “Foi um contato institucional, mas conseguimos avançar no preparativo de uma agenda.”

Unidade aguarda equipamentos

Bastos informou, ainda, que no momento a fábrica aguarda a chegada dos equipamentos que a matriz mandará para construir a linha de montagem. Para isso, foram removidos equipamentos que eram da antiga dona da unidade, a Mercedes-Benz. A área de pintura, segundo o diretor, já está pronta.

O processo inicial de montagem da empresa no Brasil começará via operação SKD, quando são recebidos na fábrica kits de componentes importados semi-desmontados, os quais demandam manufatura local para se concluir a produção dos veículos. Nesses momentos, montadoras incluem no processo conteúdo nacional, geralmente bancos, pneus e vidros.

A montadora ainda não confirma, mas deverá estrear sua linha de montagem brasileira com uma picape da marca Poer equipada com motor híbrido flex, entrando um SUV da Haval posteriormente. “Existe uma grande chance [de ser uma picape]”, contou Bastos.

Ainda sobre a cadeia de fornecedores que a GWM pretende formar, há planos para que parte deles se instalem dentro do complexo industrial de Iracemápolis, assim como ocorre em outras montadoras. “Existe um estudo pronto que mostra que é viável manter fornecedores lá dentro do terreno.”

Na semana que vem a fabricante apresentará à imprensa especializada o SUV Haval H6, modelo importado que será vendido no país a partir de março em duas versões, uma com motor híbrido e outra versão plug-in do tipo HPEV.

Sindipeças apresentou agenda ao Governo de São Paulo

O Sindipeças apresentou nos últimos dias ao poder público sua pauta setorial para o ano. Dentre os itens que compõem a agenda, está a restituição dos créditos de ICMS.

Na última quinta-feira, 2, representantes da entidade se reuniram com Jorge Lima, secretário de desenvolvimento econômico de São Paulo. Na oportunidade, também foram apresentadas propostas sobre inspeção veicular e renovação de frota.

Segundo cálculos da consultoria Becomex, existem cerca de R$ 15 bilhões a serem restituídos às empresas do setor automotivo, sobretudo àquelas instaladas em São Paulo, Minas Gerais e Paraná, via crédito de ICMS.