Novidade chegará primeiro nos veículos da Volvo e da Polestar
O Google anunciou novos recursos para carros equipados com software Android nativo e Android Auto. O pacote inclui os aplicativos de videoconferência Zoom, Microsoft Teams e Webex da Cisco, além do YouTube e Waze.
Os desenvolvedores de software têm se empenhado para colocar nos automóveis recursos que os transformam em computadores sobre rodas. As novidades do Google serão disponibilizadas primeiro nos veículos Volvo e Polestar.
Vale destacar que os recursos só poderão ser acessados em veículos com o Google integrado, descrito pelas montadoras como “sistema operacional Android integrado nativamente”. Usuários de carros com o Google integrado podem acessar aplicativos Android diretamente da tela da central multimídia e receber atualizações OTA (over-the-air).
– #ABX23: Inscreva-se já no maior evento do ecossistema automotivo
As fabricantes Honda, Renault, Chevy, Cadillac e GMC também já lançaram carros com sistemas operacionais Android nativos. A Ford pretende lançar versões renovadas de seu sistema operacional Sync rodando sobre o software Android nativo.
O Google também permitiu que seus parceiros automotivos decidam se desejam ou não oferecer o YouTube a seus clientes. O acesso a ferramentas de videoconferência na maioria dos carros é possível somente por áudio, já que são poucos os modelos que hoje têm câmeras na cabine que possam gravar motoristas e passageiros para videoconferência. Geralmente, as câmeras são usadas exclusivamente para sistemas de monitoramento.
VEJA TAMBÉM:
– Alexa vai rastrear pedidos do Uber Eats nos Estados Unidos
– Por que a GM vai tirar Android Auto e Apple CarPlay dos carros elétricos?
Redução de distração ainda é desafio para o Google
A distração é um grande problema para os motoristas de carros com sistemas de infoentretenimento. Segundo o site The Verge, um estudo recente descobriu que motoristas que selecionam músicas com Android Auto ou Apple CarPlay tiveram tempos de reação mais lentos do que aqueles que estavam sob o uso de entorpecentes.
O Google tenta resolver esse problema há anos, mas ainda não chegou a uma solução definitiva. “Essa complexidade de lidar com a distração do motorista é um fardo muito alto”, analisou Roshan Khan, diretor de gerenciamento de produtos do Google.
– Faça a sua inscrição no #ABX23 – Automotive Business Experience
Khan disse que os produtos veiculares do Android, como o Android Auto, o Google integrado e o Android Automotive, ajudam a garantir que os desenvolvedores de aplicativos sigam os padrões do Google para segurança e redução de distrações, ao mesmo tempo em que permitem que as montadoras façam alterações que atendam suas próprias normas de segurança.