Companhia comprou participação na Lithium Americas com o maior investimento já feito por uma montadora para assegurar o fornecimento do material a carros elétricos
A General Motors se tornou a maior acionista da Lithium Americas, mineradora especializada no material essencial para as baterias de carros elétricos. A fabricante de veículos comprou US$ 650 milhões em ações da empresa, cerca de R$ 3,2 bilhões na cotação da quarta-feira, 1º, o maior investimento já feito por uma montadora na matéria-prima.
A empresa vai trabalhar na extração de lítio de uma mina em Nevada, nos Estados Unidos. Pelos cálculos da Lithium Americas, há capacidade para retirar dali insumos suficientes para até 1 milhão de veículos elétricos por ano. A GM pretende usar carbonato de lítio em suas células de bateria Ultium.
“Continuamos a buscar acordos e parcerias estratégicas de fornecimento para garantir ainda mais nossas necessidades de longo prazo e impulsionar investimentos nos Estados Unidos e em toda a América do Norte”, afirmou Marry Barra, CEO da GM.
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Produção na mina de lítio começará em 2026
A produção na mina chamada Thacker Pass deve começar apenas no segundo semestre de 2026. O investimento da GM ocorrerá em duas etapas: a primeira mantida sob custódia até condições específicas serem atendidas, o que deve ocorrer até o final de 2023.
Já a segunda será após a Lithium dividir suas operações entre os Estados Unidos e a Argentina.
GM abrirá novas fábricas de baterias até 2024
A GM prevê um investimento de US$ 35 bilhões (R$ 177 bilhões) no desenvolvimento de veículos elétricos e autônomos até 2025, informou o site Automotive News. A meta da montadora é zerar as emissões de poluentes da sua linha de veículos elétricos até 2035.
A primeira fábrica de baterias Ultium da montadora foi aberta em Ohio em 2022. O lançamento da segunda está previsto para este ano em Spring Hill, no Tennessee. Uma terceira fábrica deve entrar em operação em Lansing, Michigan, em 2024, mesmo ano em que a GM pretende produzir 400 mil veículos elétricos na América do Norte.
Ao garantir lítio, montadoras buscam evitar outro apagão na cadeia de valor
Não só a GM, mas todas as montadoras correm atrás de garantir o fornecimento de lítio para o futuro mercado de carros elétricos. Nos últimos dias, até mesmo o chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, visitou a América do Sul com a meta de garantir uma posição melhor para o país, que tem forte tradição automotiva, no acesso ao material.
O lítio é insumo estratégico para garantir a estratégia de eletrificação das fabricantes de veículos. Ainda mais depois da crise de semicondutores, que derrubou a produção de veículos e mostrou às empresas a necessidade de garantir mais planejamento e estabilidade para as cadeias de fornecimento.