As três montadoras são responsáveis por 75% das vendas de veículos elétricos nos EUA
A General Motors (GM) anunciou que vai adotar a entrada de carregamento NACS (North American Charging Standard) em seus carros elétricos. A decisão pode colocar em risco o padrão CCS de carregamento na América do Norte.
Isso porque o NACS é o plugue utilizado pela Tesla e há poucos dias a Ford também anunciou a substituição do CCS pela nova modalidade. Juntas, as três fabricantes são responsáveis por 75% das vendas de veículos elétricos nos Estados Unidos.
Segundo o comunicado da GM e da Tesla, a adoção da entrada NACS valerá para os carros fabricados a partir de 2024. Na primeira fase será necessário o uso de um adaptador CCS1 para NACS.
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GM entra para rede de supercarregadores da Tesla
A GM também vai integrar a rede de 12 mil supercarregadores da Tesla, disponível nos aplicativos dos veículos e nos smartphones, o que pode ajudar aos usuários a localizarem mais rápido pontos de carregamento.
Em uma conversa no Twitter Spaces com o CEO da Tesla, Elon Musk, na semana passada, a CEO da GM, Mary Barra, disse que a parceria “ajudará a impulsionar a adoção de veículos elétricos”.
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“Precisamos ter uma infraestrutura de carregamento robusta. Temos aqui uma oportunidade real de realmente tornar este padrão unificado para a América do Norte, o que, acredito, permitirá ainda mais adoção em massa” afirmou.
De acordo com a executiva, a GM espera economizar até US$ 400 milhões com a participação na rede da Tesla. O grupo automotivo disse que investiria US$ 750 milhões em infraestrutura de recarga nos Estados Unidos e no Canadá.
“Só esse arranjo, essa colaboração que estamos fazendo, quase dobra a quantidade de carregadores aos quais nossos clientes da GM terão acesso”, apontou Barra sobre a Tesla, em entrevista à emissora CNBC.