Empreendimento receberá aporte de uma grande empresa; Ford e Volkswagen encerraram operações da companhia no ano passado
Os fundadores da Argo AI, empresa de veículos autônomos apoiada pela Ford e pela Volkswagen, que encerrou as operações em 2022, criaram um novo negócio de direção autônoma. O empreendimento de Bryan Salesk e Pete Rander receberá investimento de uma grande companhia e deve se especializar em caminhões e serviços de carona, segundo a Bloomberg.
A startup, que ainda não teve o nome revelado, contratou entre 40 e 50 funcionários, entre eles Brett Browning, ex-diretor de tecnologia da Argo. O novo negócio terá sede em Pittsburgh, na Pensilvânia, onde também está sediada a Latitude AI, nova subsidiária da Ford para direção autônoma.
Os dois empreendedores começaram o novo negócio após a Ford e a VW demitirem 2 mil funcionários em todo o mundo. A Amazon chegou a planejar a compra da empresa, mas desistiu após passar por uma instabilidade econômica marcada por uma onda de demissões também.
VEJA TAMBÉM:
– Agência reguladora dos EUA investiga autocertificação de robotaxi da Amazon
Setor de direção autônoma passa por instabilidade econômica nos EUA
De acordo com o site Automotive News, o novo negócio chega em um momento delicado para o mercado de tecnologia de direção autônoma. A viabilidade e rentabilidade do setor está demorando mais que o esperado, o que levou investidores a fugir das ações enquanto alguns operadores lutam para encontrar maneiras de financiar o desenvolvimento.
– #ABX23: Inscreva-se já no maior evento do ecossistema automotivo
No transporte autônomo, a nova empresa pode competir com a Waymo, da Alphabet, e as startups Aurora Innovation, Gatik AI, Waabi Innovation e TuSimple Holdings.
Os serviços de táxi autônomo também estão reduzidos nos Estados Unidos, com apenas alguns participantes como a Cruise, da General Motors, em expansão para novos mercados ao lado da Waymo. Outra startup de robotaxi, a Zoox, foi adquirida pela Amazon em 2020.