CEOs da Nakata, Jorge Schertel (esquerda), e da Fras-le, Sergio Carvalho, formalizaram o negócio
A Fras-le foi às compras mais uma vez antes de o ano terminar. Desta vez, a fabricante de pastilhas, lonas e discos de freios comprou a Nakata Automotiva, que tem 70 anos de história mas há 15 anos atua exclusivamente no mercado de peças de reposição com componentes destinados a veículos leves, pesados e motocicletas, incluindo amplo portfólio de produtos para suspensão, direção, transmissão, freio e motor.
O negócio foi formalizado na terça-feira, 17. A Fras-le, integrante da divisão de autopeças do grupo Empresas Randon, destina R$ 457 milhões para a compra integral das ações e de todos os negócios da Nakata, sediada em São Paulo e com unidades industriais nos estados de São Paulo e Minas Gerais. Segundo comunicado da empresa, “a gestão e os 416 funcionários da Nakata serão mantidos”.
Segundo Sergio Carvalho, CEO da Fras-le e chefe de operações (COO) da divisão autopeças das Empresas Randon, a aquisição faz parte do plano estratégico de crescimento da empresa, que nos últimos anos efetivou diversas aquisições e associações nacionais e internacionais.
“Com a Nakata, a Fras-le adiciona itens de suspensão, direção e powertrain aos produtos do sistema de frenagem que já integram o atual portfólio, podendo aumentar significativamente sua penetração no mercado de reposição nacional”, afirma Sergio Carvalho.
Embora seja mais focada na reposição da linha de veículos leves, a Nakata também tem opções para a linha pesada. Seus principais produtos, entre outros, incluem amortecedores, terminais e barras de ligação e direção, juntas homocinéticas, juntas universais, bombas, componentes de eixos, de tração leve e sistemas de direção.
APETITE VORAZ POR COMPRAS
Nos últimos anos a Fras-le vem mantendo apetite voraz por compras para ampliar seu portfólio. Em 2018 comprou a Fremax, tradicional fabricante de discos de freio. No mesmo ano, assumiu o controle da Jurid do Brasil, dedicada à produção de pastilhas. Antes, em 2012, já tinha adquirido a Controil, que fabrica componentes para sistema de freio hidráulico.
No exterior, desde 2017 foram firmadas parcerias com três empresas da Argentina e do Uruguai. Na Índia, por meio de associação com com a ASK Automotive Ltd, foi criada a joint venture ASK Fras-le Friction para fornecimento aos mercados da Índia, Bangladesh, Nepal e Sri Lanka. Na China, a empresa duplicou sua fábrica. Na Colômbia, instalou um escritório de vendas e um centro de distribuição.
A aquisição da Nakata deverá ser concluída no segundo trimestre de 2020, após aprovação da assembleia geral extraordinária de acionistas da Fras-le, a ser agendada, e do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), além de outros órgãos de defesa da concorrência em outras jurisdições.