Presidente da companhia diz que até o momento houve apenas sondagens genéricas a respeito do ativo
A Ford segue em busca de um comprador para a fábrica de Camaçari (BA), onde produzia a linha compacta Ka (hatch e sedã) e o SUV Ecosport. Por ora, disse o presidente Daniel Justo, a montadora tem recebido apenas o que classificou como “sondagens genéricas” a respeito do ativo, que segue fechado, vigiado e vazio no município industrial baiano.
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“Tudo o que temos até o momento são sondagens genéricas de empresas de diversos segmentos. Esperamos uma conclusão deste tema o quanto antes”, contou o executivo na semana passada à Automotive Business. “Não há nada concreto neste momento. Nenhuma proposta, due dilligence, nada.”
Se comenta no mercado a possibilidade de um interesse da montadora chinesa BYD pela fábrica, devido à aproximação que a empresa passou a ter com o Estado da Bahia recentemente. Afora visitas do governador Rui Costa às instalações da empresa em Campinas (SP), a Bahia realizou a compra de ônibus elétricos urbanos para o seu sistema de transporte coletivo.
Fábrica de Camaçari: da Ford para a BYD?
Procurado pela reportagem, o governo daquele estado informou, via assessoria de imprensa, que não se manifestará a respeito do assunto no momento – o estado criou um grupo de trabalho para atrair uma nova fabricante. A Ford, por sua vez, não confirmou possíveis negociações com a BYD.
Já o sindicato local dos metalúrgicos informou que a fábrica está fechada e vazia, uma vez que máquinas e equipamentos das linhas de montagem foram leiloados no exterior ou absorvidos pelas demais unidades produtivas da montadora no mundo. A entidade não foi informada a respeito de possíveis compradores da fábrica.
Nova realidade da marca
A fábrica de Camaçari é o ativo que resta da antiga operação de manufatura local da Ford, encerrada no ano passado. Tanto a fábrica de São Bernardo do Campo (SP), onde eram produzidos caminhões e o compacto Fiesta hatch, quanto a fábrica de motores de transmissões de Taubaté (SP), já foram vendidas.
A fábrica onde a empresa montava veículos da marca Troller, em Horizonte (CE), teve sua venda suspensa pela Ford no ano passado.
A marca agora se concentra na importação de veículos e na exportação de serviços de engenharia a partir de uma nova estrutura no Brasil, que inclui centros de pesquisa e desenvolvimento na Bahia.