Montadora afirma encerrar o ano com a operação na América do Sul no lucro
A Ford segue para o seu segundo ano no azul após encerrar a produção de veículos no Brasil e focar sua operação na importação. Na terça-feira, 5, o presidente da montadora na América do Sul, Daniel Justo, afirmou que a empresa fechará 2023 com lucro, assim como em 2022, sem revelar as cifras.
O executivo disse, ainda, que o resultado é fruto de um aumento do volume de vendas em 40% no comparativo 2022-2023 no mercado local, na esteira de lançamentos realizados ao longo do ano, como foi o caso da nova Ranger, F-150, a versão híbrida da picape Maverick e o novo Territory.
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Contou também a manutenção das demandas no exterior por serviços de engenharia prestados pelo centro de desenvolvimento que a montadora mantém em Salvador (BA). Segundo Justo, o faturamento da unidade em 2023 deverá repetir aquele registrado no ano passado, algo em torno de R$ 500 milhões.
Para o ano que vem, as projeções da companhia indicam uma alta de dois dígitos nas vendas, uma previsão calcada na expectativa de que as vendas dos modelos recém-lançados seguirão com perfil de alta. Também estão previstos outros lançamentos em 2024, o que deverá, segundo os cálculos da montadora, sustentar o crescimento das vendas no país.
“Os lançamentos que ainda faremos serão de modelos dentro dos segmentos onde já atuamos. Nossa oferta de elétricos tende a crescer daqui pra frente, mas também vamos aumentar a nossa oferta de híbridos”, contou o presidente Daniel Justo.
Ainda a respeito de 2024, a empresa projeta um crecimento da indústria próxima ao PIB do país. No acumulado do ano até setembro, o produto interno foi 3,2% superior na comparação com aquele aferido no mesmo período do ano passado.
“Hoje não há razões para acreditar em um impulsionamento da indústria. O crescimento que vemos para 2024 será tímido”, finalizou o executivo.