Ford pode seguir com carros a combustão na Europa após 2030

Marca admitiu que busca por veículos elétricos está abaixo do que havia projetado

Redacao AB

Redacao AB

Marca admitiu que busca por veículos elétricos está abaixo do que havia projetado

Imagem de Destaque

A Ford faz uma revisão do seu plano de vender apenas carros elétricos na Europa em 2030. A informação sobre os novos planos da montadora norte-americana foi divulgada pela agência “Automotive News Europe”.


VEJA MAIS:– Ford projeta vendas maiores em 2024 na esteira de lançamentos

– A designer que trabalhou no Mustang e tem o esportivo tatuado na pele


Em 2021, a fabricante anunciou que não venderia veículos movidos a combustão no continente a partir de 2030 e que ofereceria apenas carros elétricos. A meta era mais ambiciosa até do que a estabelecida pela União Europeia, cujo prazo para o fim dos motores a combustão era 2035.

Marca admite que demanda está abaixo da expectativa

No entanto, a queda na demanda por veículos movidos a eletricidade está fazendo várias montadoras mudarem de ideia – e a Ford parece ser mais uma delas.

A fabricante já admite manter em seu portfólio carros com motores de combustão e algum tipo de eletrificação antes de virar a chave para os elétricos.

“Se houver uma demanda grande por veículos híbridos plug-in, nós vamos oferecê-los”, disse Martin Sander, diretor da divisão de automóveis de passeio da Ford na Europa.

O executivo reconheceu que a demanda por carros elétricos está “menor” do que a empresa havia projetado. Tanto é que a montadora agora evita traçar metas ambiciosas.

“Precisamos apenas administrar nosso caminho até os motores elétricos”, afirmou Sander, durante evento realizado pelo “Financial Times”.

Ford terá dois carros elétricos com plataforma da VW

Recentemente, a Ford concluiu investimento de US$ 2 bilhões para transformar sua fábrica em Colônia, na Alemanha, para fabricar veículos elétricos baseados na plataforma MEB, originalmente desenvolvida pelo Grupo Volkswagen.

É lá que a marca iniciará a produção do SUV elétrico Explorer em junho, quando também revelará um segundo modelo baseado na arquitetura MEB.

Antes do fim deste ano, a Ford também vai apresentar o Puma Gen-E, versão elétrica do SUV compacto atualmente produzido em Craiova, na Romênia.

Enquanto os futuros modelos não chegam às ruas, a marca comercializa na Europa a E-Transit, lançada recentemente no Brasil.

Fim de ícones da marca na Europa

Nos últimos anos, a Ford enxugou sua gama de carros movidos a combustão para concentrar esforços nos carros elétricos e na linha de veículos comerciais – esta bastante lucrativa para os cofres da empresa.

Na Europa, a fabricante encerrou a produção do Fiesta em Colônia, na Alemanha, colocando um ponto final em uma bem sucedida trajetória de quase 50 anos.

O Focus, outro modelo de grande êxito comercial no Velho Continente, também será descontinuado em 2025. Anteriormente, a Ford já havia tirado de linha o Mondeo e as minivans Galaxy e S-Max. Todos eram produzidos na fábrica de Valência, na Espanha.

A planta pode ser escolhida para produzir um inédito automóvel de passeio “multi energia” – leia-se com opções de motorização a combustão e eletrificada. Atualmente, o local é responsável pela fabricação do Kuga, SUV compacto disponível em versões movidas a combustão, híbrida e híbrida do tipo plug-in.

“Temos um plano para nossa planta em Valência”, garantiu Sander.

Ford pensa em saída para driblar lei no Reino Unido

No Reino Unido, maior mercado da Ford na Europa, a marca busca alternativas para não pagar multas dadas para quem não incentiva as vendas de carros elétricos no país. O mandato estipula que as fabricantes devem vender uma porcentagem cada vez maior de veículos movidos a eletricidade a cada ano que passa. Para 2024, por exemplo, a meta é de 22%.

Para atender à norma, Sander disse que a Ford vai controlar as vendas de veículos movidos a combustão no Reino Unido em vez de incentivar a comercialização de carros elétricos.

“Não vamos pagar multas. Não vamos arcar com prejuízos enormes para vender carros elétricos só para atender às regras. A única alternativa é pegar nossos lotes de veículos movidos a combustão enviados para o Reino Unido e vendê-los em outro lugar”, disse.

Designer do novo Mustang deixa Ford nos EUA

Bem longe dali, a Ford Motor Company anunciou que Anthony Lo, chefe de design da marca, vai deixar a empresa “em busca de novas oportunidades”. Segundo a fabricante, o executivo decidiu sair da companhia no próximo dia 14 de maio sem informar o seu destino profissional.

O designer estava na Ford desde 2021. Antes disso, ocupou o cargo de vice-presidente de design exterior do Grupo Renault, onde foi responsável por projetos como a última geração do Captur. 

Na empresa norte-americana, Lo assinou projetos como o Lincoln Model L100, carro-conceito de sedã autônomo movido a eletricidade, e, mais recentemente, foi o responsável pelas linhas do novo Mustang, que acaba de ser lançado no Brasil.