Picape tem características para fisgar clientes de SUVs e bom pacote de equipamentos
A Ford apresentou na terça-feira, 15, a Maverick. A nova picape de porte intermediário da marca será importada apenas na versão Lariat FX4 por R$ 239.990. Questionada sobre projeções de venda, a Ford disse que não revela as estimativas de vendas.
“A Maverick atende às necessidades dos clientes que procuram a versatilidade da picape, mas também valorizam o conforto e o espaço interno de um SUV”, afirmou Daniel Sinzato, brand manager da Ford.
A fabricante não listou concorrentes diretos no mercado nacional, embora tenha comparado as dimensões da Maverick como uma “picape intermediária” (a Fiat Toro) e com um “SUV que estamos acostumados a ver nas nossas ruas” (o Jeep Compass).
Sobre o perfil de cliente, a Ford acredita que o consumidor da Maverick tem o desejo de comprar uma picape, mas que ofereça as qualidades presentes em um SUV, como conforto, dirigibilidade e até maior facilidade de acesso em relação uma picape média como a própria Ranger.
A empresa disse não temer uma eventual “canibalização” (quando um produto acaba roubando vendas de outro) entre Maverick e Ranger, uma vez que são produtos voltados para públicos distintos e com propostas diferentes entre si.
Desenho parrudo
O design é um dos destaques da nova picape. A dianteira tem faróis grandes e a grade frontal “invade” a superfície do conjunto óptico. Esse visual, aliás, será observado também na nova Ranger, que deve estrear neste ano.
As rodas de liga leve são de 17 polegadas e trazem pneus de uso misto. Na traseira, as lanternas também adotam o estilo mais quadrado e a tampa da caçamba tem o nome “Maverick” inscrito em baixo relevo.
Um detalhe curioso está na placa deslocada para a direita, solução adotada não apenas por design, mas também para abrir espaço para o receptor de engate de trailer com preparação elétrica. A picape pode rebocar até 499 quilos e existe um modo de direção exclusivamente para usar o reboque.
A Ford oferece uma linha com 18 acessórios, incluindo itens como estribos laterais e caixas que podem ser encaixadas na própria caçamba.
Serão disponibilizadas 10 opções de cores: Vermelho Aurora, Laranja Delhi, Azul Lyse, Azul Indianápolis, Azul Malacara, Cinza Dover, Prata Orvalho, Cinza Torres, Preto Astúrias e Branco Ártico.
Porte intermediário
A Maverick tem 5,07 metros de comprimento, 1,73 metro de altura, 1,84 metro de largura e distância entre eixos de 3,07 metros. Já a altura livre do solo é de 21 cm.
A capacidade volumétrica da caçamba (que tem 1,34 metro de profundidade e 1,35 metro de largura) é de 943 litros, enquanto a capacidade de carga é de 617 quilos.
Na cabine, o estilo repete a tendência do exterior e abusa das linhas retas. Apesar do plástico no acabamento, a Ford foi inteligente ao utilizar diferentes cores e texturas. Os puxadores das portas, por exemplo, são bem diferentes do convencional e trazem parafusos aparentes para reforçar a sensação de robustez.
Os bancos trazem ajustes elétricos e um bonito revestimento bicolor que combina caramelo com preto. Existem vários porta-objetos espalhados pelo interior e o espaço interno é generoso para quatro adultos. Abaixo do banco traseiro existe um compartimento de 73 litros para acomodar objetos de vários tamanhos.
Motor de Bronco
Feita nos Estados Unidos sobre a plataforma do Bronco, a Maverick também utiliza o mesmo conjunto mecânico do SUV. Trata-se de um 2.0 turbo de 253 cv e torque máximo de 38,7 kgfm. A transmissão é automática de oito velocidades.
Segundo a Ford, a picape precisa de 7,2 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h e atinge a velocidade máxima de 175 km/h.
A marca divulga médias de 8,8 km/l na cidade e 11,1 km/l na estrada, lembrando que a Maverick pode ser abastecida apenas com gasolina.
A Ford afirma ter rodado mais de 500 mil quilômetros em testes no Campo de Provas da empresa, em Tatuí (SP). O departamento de engenharia realizou algumas modificações no projeto da Maverick.
A suspensão foi desenvolvida exclusivamente para as estradas brasileiras e houve uma calibração do motor turbo para rodar com o combustível brasileiro. Outras mudanças incluem o desenvolvimento do para-choque traseiro para acomodar a placa Mercosul e as inclusões de retrovisores com luzes de seta integradas e um modem embarcado.
Pacote generoso
Disponibilizada apenas na versão Lariat FX4, a Maverick oferece um bom pacote de itens de série. Há 7 airbags, controles de estabilidade e de tração, controle de velocidade em descidas, assistente de partida em rampas, freio de estacionamento eletrônico, sistema start-stop, piloto automático, alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres e ciclistas e frenagem automática pós-colisão.
A picape inclui ainda central multimídia Sync 2.5 com tela tátil de 8 polegadas e suporte a Android Auto e Apple CarPlay, entradas USB do tipo A e C, aplicativo FordPass Connect, comando de abertura da janela traseira, destravamento das portas sem chave e partida do motor por botão.
A Maverick é vendida com tração nas quatro rodas com reduzida e tem cinco modos de condução.
Custos e serviços extras
A Ford venderá a Maverick com custos fixos de revisão. O pacote das cinco primeiras revisões sai por R$ 5.840, sendo que as paradas devem ser realizadas a cada 12 meses ou 10 mil quilômetros rodados.
O cliente poderá optar ainda pelos pacotes FordProtect Basic e Plus, que estende o período de assistência ao cliente em 12 ou 24 meses. A fabricante traz também a possibilidade de blindagem nível 3A por R$ 78.500.