Ford lança Latitude AI, subsidiária de direção autônoma

Objetivo é desenvolver novas tecnologias e aprimorar o Ford BlueCruise, piloto automático da companhia

Redacao AB

Redacao AB

Objetivo é desenvolver novas tecnologias e aprimorar o Ford BlueCruise, piloto automático da companhia

Imagem de Destaque

A Ford estabelece nova subsidiária focada em sistema de direção totalmente autônoma, que dispensa o motorista de manter as mãos ao volante. A Latitude AI faz parte de mudança na estratégia da montadora, anunciada no ano passado, para desenvolver sistemas autônomos para carros de passeio.

Sediada em Pitsburgh, nos EUA, a Latitude AI contará com uma equipe de 550 funcionários da extinta Argo AI. São profissionais de robótica, software, sensores, engenharia de sistemas e talento operacional, que irão trabalhar no desenvolvimento da tecnologia de direção automatizada, incluindo aprimoramentos do sistema Ford BlueCruise. Recentemente, o piloto automático da Ford foi considerado o melhor do mercado, superando a Tesla.


Faça aqui a sua inscrição no #ABX23 e garanta sua presença no maior encontro do setor automotivo


A equipe da Latitude AI tem grande experiência em direção automatizada, incluindo ferramentas de desenvolvimento de software e infraestrutura para trabalhar com sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS), disse a montadora em comunicado à imprensa.

O diretor executivo da ADAS Technologies na Ford, Sammy Omari, será o CEO da Latitude AI. David Gollob foi nomeado o presidente da nova empresa, responsável pelas operações comerciais, e Peter Carr assume como diretor de tecnologia, supervisionando o produto e o desenvolvimento técnico da companhia.

Ford busca reinventar experiência do cliente com direção autônoma

Para a Ford, a Latitude AI vai tornar o trânsito mais seguro e reinventar a experiência do cliente ao automatizar a direção em momentos tediosos, estressantes e desagradáveis da viagem, como trânsito intenso em uma rodovia.

“Vemos a tecnologia de direção automatizada como uma oportunidade para redefinir a relação entre as pessoas e seus veículos”, disse em nota à imprensa o diretor de tecnologia e desenvolvimento de produtos avançados da Ford, Doug Field. “A profunda experiência e o talento de nossa equipe da Latitude nos ajudarão a acelerar o desenvolvimento de toda nova tecnologia de direção automatizada – com o objetivo não apenas de tornar as viagens mais seguras, menos estressantes e mais agradáveis, mas também, ao longo do tempo, dar aos nossos clientes um pouco das horas do seu dia de volta.”


Leia também: 

– Ford é acusada de contaminar Amazônia para produzir picape elétrica nos EUA– CEO diz que Ford gasta muito mais para fazer o mesmo trabalho da concorrência– Ford reforça time de engenharia com 500 contratações