Ford e Volkswagen estendem aliança para carros elétricos e autônomos

CEOs da VW, Herbert Diess (esq.) e da Ford, Jim Hackett, durante anúncio de ampliação de aliança global (Foto: Reuters)

Redacao AB

Redacao AB

CEOs da VW, Herbert Diess (esq.) e da Ford, Jim Hackett, durante anúncio de ampliação de aliança global (Foto: Reuters)

Imagem de Destaque

O CEO da Ford, Jim Hackett, e da Volkswagen, Herbert Diess, anunciaram na sexta-feira, 12, durante uma coletiva de imprensa em Wall Street, Nova York (Estados Unidos), que estão ampliando sua aliança global em campos estratégicos, como carros elétricos e direção autônoma. Em ambas as áreas, as duas fabricantes esperam contribuir de forma a criar sinergias para maior eficiência do capital, reduzindo custos.

Entre as medidas, a Ford pretende produzir seus veículos 100% elétricos a partir da plataforma modular elétrica MEB, fornecida e desenvolvida pela VW: o primeiro modelo totalmente elétrico da montadora norte-americana sobre a base MEB é previsto para ser lançado em 2023 na Europa. Até 2028, a empresa estima a produção de 600 mil veículos com a plataforma da VW, incluindo componentes. Com isso, a Ford se torna a primeira montadora a utilizar a MEB, que já havia sido colocada à disposição do mercado pela VW.

“Acrescentar a Ford aos nossos ambiciosos planos globais de eletrificação veicular reduzirá ainda mais os custos de desenvolvimento e tornará os veículos elétricos mais acessíveis”, declarou o CEO da VW.

Por sua vez, a Volkswagen pretende investir US$ 2,6 bilhões na Argo AI, startup comprada pela Ford e especialista em inteligência artificial. Deste total, US$ 500 milhões são para a compra de ações da empresa ao longo de três anos. Já a Ford ainda investirá US$ 600 milhões de um total de US$ 1 bi que se comprometeu a aplicar na startup.

“Enquanto a Ford e a Volkswagen continuam independentes e ferozmente competitivas no mercado, unir-se e trabalhar com a Argo AI nesta importante tecnologia nos permite oferecer capacidade, escala e alcance geográfico inigualáveis”, disse o CEO da Ford.

Ford e VW deverão utilizar em seus veículos o sistema Self Driving Systems (SDS) desenvolvido pelo Argo AI e projetado para oferecer direção autônoma SAE Nível 4, abrindo novas possibilidades de veículos totalmente autônomos, que no primeiro momento são pensados para serviços de compartilhamento e de entregas de mercadorias em áreas urbanas.

A aliança global entre as duas empresas foi confirmada em janeiro passado durante o Salão de Detroit, quando foi anunciada parceria no segmento de veículos comerciais, como vans e picapes, e que dará origem à próxima geração da Ford Ranger e da VW Amarok.

A colaboração entre as duas fabricantes neste segmento continua: a Ford está projetando uma nova picape média sobre a qual será feita a nova geração da Volkwagen Amarok para os mercados da Europa, África, Oriente Médio, América do Sul e Ásia a partir de 2022. Com relação a vans comerciais, a Ford desenvolverá um modelo para ambas as empresas também com lançamento previsto para 2022, para clientes europeus, enquanto a Volkswagen fará o mesmo para uma van urbana na Europa e outros mercados globais que ainda serão selecionados.