Empresa quer se tornar segunda maior montadora de elétricos do mundo
2021 terminou muito bem para os planos de eletrificação da Ford. A montadora lançou para pré-venda em maio a versão elétrica de sua picape F-150, chamada de Lightning, e conquistou ótimos números: 44 mil reservas em 48 horas e 200 mil pedidos até o começo de dezembro.
Com isso, se você comprar uma F-150 Lightning agora, só vai ter seu veículo entregue em 2024, considerando os prazos atuais de produção.
Mas a Ford, claro, quer mudar essa história. A empresa começou o ano anunciando que irá dobrar novamente a capacidade de produção das picapes elétricas. Em agosto, a montadora já havia feito a primeira duplicação na capacidade, criando a projeção de 55 mil carros produzidos em 2023. Agora, a empresa diz que atingirá a capacidade de 150 mil unidades produzidas anualmente na metade de 2023.
A medida faz parte de uma estratégia agressiva da Ford no mercado de elétricos. A empresa está investindo US$ 30 bilhões no segmento até 2025 e pretende se tornar a segunda maior fabricante de elétricos dos EUA (atrás da Tesla) antes disso. Isso inclui a criação de três novas fábricas de baterias. Em novembro, a empresa anunciou que quer produzir 600 mil elétricos por ano já em 2023.
A Ford lançou em 2022 um novo site para comprar a F-150 online, permitindo configurar à vontade cada um dos quatro modelos disponíveis (Pro, XLT, Lariat e Platinum). A versão mais básica custa US$ 40 mil e tem autonomia de 370 km. Já a versão mais cara chega a US$ 93 mil e tem 483 km de autonomia.
A F-150 é um sucesso absoluto, recebendo elogios até do presidente Joe Biden. Segundo a fabricante, 75% dos consumidores que fizeram a reserva nunca tinham comprado um Ford antes.